Os carros autônomos já começaram a ser testados, porém, um episódio acabou marcando a desenvoltura do Uber com o seu carro sem motorista. Em março do ano passado, a empresa vivenciou um fato que acabou resultando na morte de Elaine Herzberg, de 49 anos, em Tempe, no Arizona.
De acordo com uma carta da promotora de Yavapai County Sheila Polk, a Uber não será responsabilizada pelo crime. "Depois de uma revisão muito completa de todas as evidências apresentadas, este Escritório determinou que não há base para a responsabilidade criminal da corporação Uber decorrente deste assunto", diz o documento.
O caso em questão estava sendo processado pelo Condado de Maricopa, no Arizona, porém, o caso foi repassado para o condado de Yavapai em função de um possível conflito de interesses. Porém, agora que os promotores determinaram que a Uber não está em falta, o caso foi devolvido ao condado ao condado de Maricopa.
Agora, Maricopa irá resolver se a motorista de segurança reserva da Uber, Rafaela Vasquez, será acusada de um crime. De acordo com a polícia de Tempe, ela estava assistindo The Voice on Hulu durante a maior parte do trajeto, até o momento do acidente.
O Condado de Yavapai diz que é necessário mais evidencias para poder acusar a mulher do crime. A sugestão é que faça uma análise de um motorista teria a probabilidade de ver do banco do motorista a vítima, ao contrário das câmeras e sensores do carro.
A Reuters diz que o NTSB e NHTSA ainda estão investigando o caso. Um relatório preliminar da NTSB disse em maio que a Uber havia desativado um dos recursos de frenagem de emergência do carro, mas que o sistema de autodireção estava funcionando bem.
Após o acidente falta, a Uber suspendeu os testes dos carros. Em dezembro do ano passado eles reiniciaram, porém, de modo limitado.
Fonte: The Verge
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