O ChatGPT se tornou um fenômeno e começou a preocupar grandes empresas do ramo tecnológico. O Google é uma delas, e recentemente decidiu lançar sua resposta à solução da OpenAI. De acordo com documentos internos da CNBC, a gigante das buscas apertou o passo para lançar um chatbot conhecido como "Apprentice Bard" que, na prática funciona como o ChatGPT, mas oferece novos recursos de inteligência artificial (IA) para seu mecanismo de busca.

Google quer lançar IA melhor que o ChatGPT

A IA do Google deve funcionar como um serviço de busca, se tornando um complemento do que o Google já faz, porém com respostas mais humanas

Os documentos que fomentam esse lançamento do Google ainda menciona que ele é uma solução baseada em LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicativos de Diálogo) e deve oferecer mais opções de resposta que o ChatGPT, já que entre os seus principais diferenciais ele será uma plataforma de busca, assim como o Google já é.

Contra a ferramenta da OpenAI, isso já seria um grande avanço, especialmente por que o ChatGPT teve sua conexão com a internet desligada em 2021, tornando impossível a ferramenta buscar informações e respostas sobre acontecimentos mais recentes. A CNBC ainda informou que, nos testes, o Google removeu os famosos botões "Pesquisar no Google" e "Estou com sorte" da página inicial, justamente para aprimorar as buscas e agilidade do acesso a informação.

Quando teremos o "ChatGPT" do Google?

A reportagem ressalta que, embora a empresa tenha acelerado os testes, os experimentos realizados até agora não foram suficientes para a empresa lançar sua tecnologia para o público. Até o momento, o Google não confirmou nem negou a existência desses recursos, mas disse que está há muito tempo "focada no desenvolvimento e implementação de IA para melhorar a vida das pessoas".

Nesta semana, um vazamento confirmou que o Google estaria desenvolvendo uma plataforma de IA capaz de transformar comandos de texto em músicas. Essa tecnologia, porém, não deve ser liberada para o público em geral.