A OpenAI, criadora do popular fenômeno ChatGPT, lançou uma nova ferramenta para identificar texto gerado por inteligência artificial (IA). O objetivo é "dedurar" se um texto foi escrito ou não pela plataforma. Para quem não sabe, o ChatGPT é um programa capaz de escrever textos, músicas, poemas e até artigos acadêmicos, mas isso tem gerado preocupações de direitos autorais e plágio.
Ferramenta consegue identificar se texto foi escrito com ChatGPT
A principal preocupação é que muitos usuários, inclusive estudantes, estão usando o ChatGPT para produzir trabalhos escolares, além de artigos acadêmicos e até livros com a ajuda da IA. A ideia da OpenAI é ajudar os professores a identificar se determinado texto foi realmente escrito com o ChatGPT.
Alguns dos maiores distritos escolares dos Estados Unidos, incluindo a cidade de Nova York, já proibiram o uso do ChatGPT nas escolas devido a preocupações de que os alunos possam usá-lo para trapacear ou plagiar trabalhos. Com isso, a OpenAI está se reunindo com educadores para discutir as limitações do ChatGPT e continuará trabalhando na detecção de texto gerado por IA.
"Reconhecemos que a identificação de texto escrito por inteligência artificial tem sido um ponto importante de discussão entre os educadores, e igualmente importante é reconhecer os limites e impactos dos classificadores de texto gerados por programas na sala de aula."