A Microsoft diz que irá oferecer a oportunidade de terceiros criarem seus próprios chatbots utilizando a mesma tecnologia do ChatGPT da OpenAI. A informação foi revelada em um artigo do site CNBC, onde fontes não identificadas afirmaram que a Microsoft pretende ajudar grandes empresas, além de escolas e governos, a criar seus próprios chatbots. Essa revelação foi feita logo após o anúncio do novo Bing, onde a desenvolvedora do Windows disponibilizou para testes seu novo sistema de pesquisa com o ChatGPT integrado.
Ferramentas para a criação de chatbots baseados na tecnologia do ChatGPT
De acordo com as informações disponibilizadas na matéria da CNBC, a Microsoft irá oferecer uma ferramenta de desenvolvimento de chatbots para terceiros no intuito de ajudar a melhorar o atendimento ao cliente. Exemplo: chatbots podem sugerir possíveis respostas para os funcionários que trabalham no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) de uma empresa) para ajudar a solucionar algum problema.
O grande desafio ao dar acesso à tecnologia do ChatGPT para terceiros é a necessidade de um grande poder computacional, o que pode ser custoso para a empresa, governo ou escola. De acordo com a matéria do CNBC, uma alternativa seria a Microsoft ajudar as organizações oferecendo ferramentas para estimar os custos da implementação dos chatbots.
É importante mencionar que aqueles que criarem seus chatbots com a tecnologia do ChatGPT poderão inserir seus próprios dados para ajudar a melhorar as respostas dadas aos clientes. Além disso, talvez a Microsoft permita que a empresa substitua a marca do ChatGPT pela própria da companhia terceira.
Google pode fazer o mesmo movimento da Microsoft
Acredita-se que o Google tenha planos parecidos com os da Microsoft, onde a tecnologia do Bard seria utilizada por diversas empresas, governos e escolas.