O Opera terá a tecnologia do ChatGPT integrada ao navegador em breve. O anúncio foi feito no blog oficial do Opera, onde o vice-presidente de marketing e comunicações da empresa, Jan Standel, diz sobre o lançamento de um recurso chamado "shorten" ("encurtar"), que utiliza a tecnologia da OpenAI para exibir os um resumo com os principais pontos da página que o usuário está acessando no momento.

Opera integra ChatGPT e ganha novo recurso

Recurso
Recurso 'shorten' com tecnologia do ChatGPT chegará no Opera em breve. Fonte: Opera

Quando o "shorten" for lançado no Opera, veremos um novo ícone à direita da barra de endereços. Ao selecioná-lo, o usuário irá ter um resumo da página que está visualizando, graças a tecnologia do ChatGPT implementada ao navegador. Confira abaixo um vídeo demonstrativo do novo recurso.

De acordo com a publicação no blog do Opera, a empresa está trabalhando para implementar outros recursos baseados em IA, além do citado acima, para aprimorar a experiência do usuário no navegador. Entretanto, nenhum detalhe foi dito a respeito destas novidades que estão por vir.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com o site TheVerge, o "shorten" chegará "muito em breve" aos usuários do navegador Opera. O anúncio da novidade ocorreu na mesma semana em que a Microsoft anunciou a integração do ChatGPT ao seu navegador Edge, que será capaz de realizar resumos do conteúdo das páginas acessadas e mais. Além disso, o Google também revelou recentemente que está trabalhando em um novo chatbot chamado Bard.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!