O LLaMA (Large Language Model Meta AI), alternativa da Meta ao ChatGPT da OpenAI acabou de vazar online e pode ser baixado. Anunciado pela primeira vez em fevereiro de 2023, o modelo de linguagem da Meta acabou sendo vazado através do fórum online 4chan, de acordo com os sites the-decoder e theregister.
Quando foi anunciado, a Meta declarou que o LLaMA seria lançado sob uma licença não comercial focada em casos de uso de pesquisa e que o modelo de linguagem só seria disponibilizado para pesquisadores acadêmicos selecionados pela empresa. Entretanto, alguém vazou a alternativa da Meta ao ChatGPT através da plataforma 4Chan.
Pouco tempo depois do vazamento acima, o usuário "juncongmoo" disponibilizou no GitHub o "ChatLLaMA", descrito como tendo um processo de treinamento 15 vezes mais rápido que o ChatGPT. O usuário "shawwn" também criou no GitHub um script de download de alta velocidade para o modelo de linguagem 65B GPT do Facebook. Tenha em mente que ao baixar esse arquivo, ele irá ocupar 220GB da sua unidade de armazenamento.
De acordo com Yann LeCu, líder da divisão de pesquisa de IA (inteligência artificial) na Meta, diz que o LLaMA será um modelo de linguagem de IA menor que usa menos parâmetros comparado aos seus rivais, mas que será tão poderoso quanto ou até melhor que os principais chatbots.
Tentativas recentes da Meta de lançar modelos de linguagem não tiveram tanto sucesso
Em 2022, de acordo com o theregister, o BlenderBot da Meta foi criticado pelo compartilhamento de desinformação e opiniões anti-semitas. Além deste modelo de linguagem, tivemos também o Galactica, que foi criado para resumir o conhecimento científico e acabou sendo removido três dias após seu lançamento devido a geração de conteúdo falso e racista.