O ChatGPT finalmente está ganhando um forte concorrente: o Bard, do Google. Essa é a resposta da empresa para o chatbot inteligente da OpenAI, bem como ao Bing Chat, da Microsoft. O Bard, assim como seus concorrentes, tem uma interface de mensageiro e usuário pode escrever o que quiser para receber respostas originais como se estivesse conversando com um humano. A partir de agora, a ferramenta começa a ser liberada.
Google começa a liberar acesso ao Bard
O Google anunciou o Bard em fevereiro deste ano, logo após o "boom" do ChatGPT que conquistou milhares de usuários em pouquíssimo tempo. Entretanto, só a parti desta terça-feira (21), a plataforma está sendo liberada para alguns usuários. O site The Verge usou a ferramenta para obter conselhos sobre como encorajar uma criança a jogar boliche e recomendar uma lista de filmes de roubos famosos.
Por enquanto, o acesso ao Bard está limitado a um pequeno número de usuários nos EUA e no Reino Unido, e o Google planeja aumentar esse número com o tempo, além de adicionar novos países e idiomas.
Melhor que o Bing com ChatGPT?
A abordagem do Google para o Bard parece ser mais conservadora em comparação com o Bing Chat, da Microsoft. O Bard aparece em uma aba chamada "Bate-papo" e há um botão "Google It" abaixo de cada resposta do robô que faz uma busca relacionada. Aprentemente, o Google está tomando muito cuidado para não fazer grandes alterações no seu sistema de busca, que é um negócio bastante lucrativo para a empresa.
Desde que a OpenAI lançou seu ChatGPT em novembro de 2022, muita gente acredita que a ferramenta vai acabar se tornando uma alternativa mais interessante e completa em comparação ao mercado de buscadores que o Google domina. A Microsoft se mexeu rápido e integrou a tecnologia ao Bing em fevereiro de 2023. Na mesma semana, o Google anunciou o Bard, destacando a atualização constante como um de seus principais diferenciais em relação ao ChatGPT, que só tem informações de eventos que aconeceram até 2021.
No entanto, o Google cometeu uma gafe ao dar uma informação incorreta em um dos exemplos de demonstração envolvendo o Telescópio Espacial James Webb, lançado no fim de 2021, o que derrubou as ações da empresa. Há informações de bastidores de que o anúncio do Bard foi feito às pressas, o que desagradou os funcionários do Google e levou a empresa a pedir que reescrevessem respostas incorretas do robô.
E o Brasil?
No Brasil o Bard ainda não tem disponibilidade e não há previsão de chegada, mas ao que tudo indica pela velocidade como o Google vem trabalhando em cima da ferramenta, teremos em breve por aqui também.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.