O ChatGPT finalmente está ganhando um forte concorrente: o Bard, do Google. Essa é a resposta da empresa para o chatbot inteligente da OpenAI, bem como ao Bing Chat, da Microsoft. O Bard, assim como seus concorrentes, tem uma interface de mensageiro e usuário pode escrever o que quiser para receber respostas originais como se estivesse conversando com um humano. A partir de agora, a ferramenta começa a ser liberada.

Google começa a liberar acesso ao Bard

O Google anunciou o Bard em fevereiro deste ano, logo após o "boom" do ChatGPT que conquistou milhares de usuários em pouquíssimo tempo. Entretanto, só a parti desta terça-feira (21), a plataforma está sendo liberada para alguns usuários. O site The Verge usou a ferramenta para obter conselhos sobre como encorajar uma criança a jogar boliche e recomendar uma lista de filmes de roubos famosos.

O Bard já pode ser testado pelo endereço bard.google.com

Por enquanto, o acesso ao Bard está limitado a um pequeno número de usuários nos EUA e no Reino Unido, e o Google planeja aumentar esse número com o tempo, além de adicionar novos países e idiomas.

Por enquanto, o Bard não está disponível no Brasil

Melhor que o Bing com ChatGPT?

A abordagem do Google para o Bard parece ser mais conservadora em comparação com o Bing Chat, da Microsoft. O Bard aparece em uma aba chamada "Bate-papo" e há um botão "Google It" abaixo de cada resposta do robô que faz uma busca relacionada. Aprentemente, o Google está tomando muito cuidado para não fazer grandes alterações no seu sistema de busca, que é um negócio bastante lucrativo para a empresa.

Desde que a OpenAI lançou seu ChatGPT em novembro de 2022, muita gente acredita que a ferramenta vai acabar se tornando uma alternativa mais interessante e completa em comparação ao mercado de buscadores que o Google domina. A Microsoft se mexeu rápido e integrou a tecnologia ao Bing em fevereiro de 2023. Na mesma semana, o Google anunciou o Bard, destacando a atualização constante como um de seus principais diferenciais em relação ao ChatGPT, que só tem informações de eventos que aconeceram até 2021.

Google lidera mercado dos buscadores, mas se sente pressionado pelo sucesso do ChatGPT

No entanto, o Google cometeu uma gafe ao dar uma informação incorreta em um dos exemplos de demonstração envolvendo o Telescópio Espacial James Webb, lançado no fim de 2021, o que derrubou as ações da empresa. Há informações de bastidores de que o anúncio do Bard foi feito às pressas, o que desagradou os funcionários do Google e levou a empresa a pedir que reescrevessem respostas incorretas do robô.

E o Brasil?

Brasil, nada

No Brasil o Bard ainda não tem disponibilidade e não há previsão de chegada, mas ao que tudo indica pela velocidade como o Google vem trabalhando em cima da ferramenta, teremos em breve por aqui também.

Fonte: Google, com informações de The Verge