Desde que surgiram o ChatGPT e outras plataformas de inteligência artificial, algumas profissões começaram a sentir ameaçadas, algumas até mais que outras, como é o caso de redatores, jornalistas, roteiristas, editores e outros tipos de criadores de conteúdo. Entretanto, existem alguns profissionais que estão á salvo contra essas plataformas. Veja o que o próprio ChatGPT respondeu sobre isso ao Oficina da Net.
Profissões que o ChatGPT não pode substituir os humanos
Embora o ChatGPT tenha uma ampla gama de habilidades linguísticas e possa fornecer informações e suporte em várias áreas, existem algumas profissões que provavelmente não serão afetadas significativamente pela sua existência. Isso é o que diz o próprio ChatGPT. Algumas dessas profissões incluem:
Trabalho físico
Trabalhos que requerem experiência prática, habilidades técnicas e especializadas que vão além da capacidade de comunicação. Algumas delas são:
- pedreiro
- carpinteiro
- marceneiro
- encanador
- soldador
- jardineiro
- pintor
- mecânico
- atletas
Profissões artísticas e criativas
Embora o ChatGPT possa oferecer sugestões criativas, no geral, esse tipo de trabalho requer habilidades e talentos únicos que não podem ser substituídos por uma máquina. Esses são alguns exemplos:
- pintor
- escultor
- dançarino
- músico
- escritor literário
Área da saúde
Profissões que exigem interação direta com humanos também tendem a ser menos afetadas pelo ChatGPT. Apesar da plataforma conseguir fornecer informações médicas básicas e ajudar na pesquisa, o cuidado personalizado, o diagnóstico e o tratamento exigem avaliações físicas, histórico médico detalhado e experiência clínica prática. Assim, essas profissões também não se sentir ameaçadas por plataformas de inteligência artificial:
- médicos
- enfermeiros
- fisioterapeutas
- outros profissionais de saúde
Aconselhamento e terapia
Profissões que envolvem aconselhamento psicológico dificilmente vão se sentir ameaçadas pela existência de plataformas como o ChatGPT, já que embora consiga sugerir informações gerais sobre saúde mental e problemas emocionais, geralmente esse tipo de profissão requer uma especialização de habilidade como a empatia, discernimento e compreensão emocional, o que ainda não pode ser feito por uma máquina. Esses são alguns exemplos de profissões desse tipo:
- terapeuta
- terapeuta matrimonial
- orientador
- coach
Serviço pessoal
Trabalhos que oferecem cuidados pessoais também não podem ser substituídos por máquinas dotadas de inteligência artificial. Essas profissões necessitam de habilidades práticas e interações que não podem ser replicadas totalmente por meio de um chatbot. São eles:
- cabeleireiros
- esteticistas
- massagistas
- recepcionistas
- controladores de acesso
- cozinheiro
O ChatGPT nunca vai poder substituir os humanos?
A lista de profissionais acima foi fornecida pelo próprio ChatGPT e, como você pode observar, a maioria delas não podem ser substituídas por que para serem executadas, elas precisam do fator humano, seja para avaliar situações e condições, como um médico faz com um paciente, ou por que realmente envolvem habilidades manuais, como um cabeleireiro ou encanador.
Entretanto, embora essas profissões possam não ser afetadas pelo ChatGPT no sentido de serem substituídas, ainda é possível que o ChatGPT possa ser usado como uma ferramenta complementar ou auxiliar em várias áreas. Veja abaixo alguns conteúdos que criamos para você entender como isso funciona na prática.