Se você é usuário frequente do ChatGPT, é provável que já tenha enfrentado momentos em que o chatbot parece estar "travado", seja devido a instabilidade do servidor ou lentidão. Apesar das recentes atualizações da OpenAI nos modelos GPT-3.5 e GPT-4 para corrigir alguns problemas, ainda podem surgir erros e instabilidades durante o uso da ferramenta. Veja algumas dicas do que fazer nessas situações.
1. Verifique sua conexão de internet
Um dos problemas mais comuns é o "Network Error" (Erro de Rede), indicando uma falha na conexão com o chatbot. O primeiro passo neste caso é conferir sua conexão com internet e checar se está estável. Para fazer isso você pode usar ferramentas que medem a velocidade da sua internet, como o Speedtest, que informa a velocidade de upload e download da rede em que você está conectado.
2. Desligue os serviços VPN
Pode ser que apareça para você uma mensagem de que seu IP foi bloqueado e por isso você não consegue fazer nenhuma solicitação ao ChatGPT. Se você usa VPN isso pode ser mais comum do que você imagina. Isso acontece porque a OpenAI costuma bloquear acessos de endereços de IP VPN usados constantemente para evitar abusos. Se esse é o seu caso, basta deslogar sua conta no ChatGPT, desativar a VPN e fazer o login novamente.
3. Reinicie e limpe o cachê
Caso o ChatGPT esteja instável ou apresente mensagens de erro, feche o site ou aplicativo, faça o logout e entre novamente. Se o problema persistir, limpe o cachê e dados de navegação do seu navegador. Isso deve te ajudar a "começar uma conexão nova" com o ChatGPT, podendo resolver erros que impedem seu uso.
4. Veja o status do ChatGPT
Se você já tentou de tudo e ainda não resolveu, é bom checar o status de operação do ChatGPT. Pode ser que o problema seja no servidor da plataforma, o que causa problemas de conexão, lentidão e travamentos. Um dos melhores lugares para saber se o ChatGPT está com problemas é usando o Downdetector, plataforma que monitora todos os serviços online.
Para isso, basta acessar a página do ChatGPT no Downdetector (clicando nesse link) e verificar o gráfico de reclamações. No exemplo abaixo, você pode ver que o ChatGPT teve 53 reclamações no dia 6 de fevereiro, por volta das 12h37. Quando outras pessoas estão enfrentando problemas para acessar um serviço, elas costumam reclamar no Downdetector, o que nos ajuda a ver que o problema não é só com a gente.
Outra dica é acessar a página de status da própria OpenAI. Ali você pode checar a disponibilidade dos serviços individualmente, como a API, Labs, Playground e o próprio ChatGPT. Se a linha estiver vermelha, quer dizer que o serviço está enfrentando instabilidades. Neste caso, o jeito é esperar ou utilizar outros serviços parecidos com o ChatGPT.
5. Considere um upgrade para o ChatGPT Plus
Se você precisa usar o ChatGPT de forma urgente e enfrenta problemas com outros chatbots, considere adquirir o ChatGPT Plus, a versão paga da ferramenta. Por R$ 100 por mês, você obtém prioridade de acesso, permitindo que suas solicitações sejam atendidas mais rapidamente, especialmente em momentos de alta demanda.
Lembre-se, o ChatGPT Plus não resolve todos os problemas, mas pode ser uma solução para situações críticas. A OpenAI continua aprimorando seus modelos, como evidenciado pela atualização de janeiro do GPT-4 Turbo, proporcionando uma experiência de linguagem "menos preguiçosa". Essas dicas simples podem ser úteis para otimizar seu uso do ChatGPT e contornar possíveis obstáculos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.