Em uma movimentação que pode transformar o uso do ChatGPT, a OpenAI começou a liberar o SearchGPT, uma nova funcionalidade que adiciona busca em tempo real à plataforma. Essa novidade permite que o ChatGPT faça pesquisas em tempo real diretamente da web, trazendo atualizações ao vivo como previsões do tempo, gráficos de ações e imagens exibidas separadamente.

Outra mudança interessante é a reformulação do layout para visualização de artigos de notícias. Esta é a primeira vez que a funcionalidade está sendo disponibilizada ao público em larga escala.

SearchGPT; A busca da OpenIA para concorrer com Google.
SearchGPT; A busca da OpenIA para concorrer com Google. Foto: testingcatalog

Entre as novas funcionalidades, os usuários agora podem reescrever consultas para desativar ou ativar a função de busca, oferecendo mais controle sobre como interagir com o chatbot.

Outro ponto curioso é que, mesmo sem acesso ao SearchGPT, é possível visualizar conversas compartilhadas que usaram resultados obtidos pela nova ferramenta, o que indica uma integração interessante entre usuários com e sem a novidade.

Veja as funcionalidades em ação:

Um concorrente de peso para o Google

Ao que parece não foi o Bing capaz de pegar fatia do mercado de buscas do Google, será que o SearchGPT com toda a sua capacidade e quantidade de usuários que utilizam diariamente o Chat poderão fazer força ao buscador do Google? Será o SearchGPT a busca da internet para derrubar o monopólio que vivemos?

O Google já lançou seu contra-ataque apresentando suas ferramentas de IA, dentre as principais o Gemini, que antes havia sido batizada de Bard.

Fonte