A OpenAI, responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, anunciou uma nova atualização e agora possui a capacidade de realizar buscas na internet em tempo real. Essa função era uma demanda recorrente de quem utiliza a IA para obter informações atualizadas, principalmente em temas de rápida evolução, como tecnologia, notícias, eventos e esportes.
Seria o SearchGPT um concorrente de peso para brigar contra o monopólio de buscas do Google? Colocamos os dois lado a lado em testes, confira.
Como a busca funciona?
Com essa nova função, os usuários podem acessar informações que vão além do que a base de dados do GPT tem. Agora, ao ativar a opção de busca, o ChatGPT realiza uma pesquisa em tempo real, verificando sites confiáveis para oferecer respostas baseadas nas informações mais recentes disponíveis na web.
Essa funcionalidade está disponível para assinantes do plano ChatGPT Plus, que usam o modelo GPT-4, e também para o plano gratuito, em um modelo menos avançado. Para ativá-la, basta selecionar a função de busca ao iniciar a conversa, um processo simples e acessível para quem precisa de respostas atuais e detalhadas.
Concorrência com o Google; Qual a diferença?
A nova funcionalidade de busca do ChatGPT coloca a OpenAI em uma posição de competição direta com o Google, líder no mercado de buscas. Diferentemente do Google, que organiza suas respostas em uma página de resultados com diversos links para sites, o ChatGPT processa e entrega uma resposta direta e contextualizada, sem a necessidade de o usuário visitar vários sites para compor uma resposta.
Testamos algumas buscas para tentar entender como funciona a plataforma e analisar os resultados comparando Google e ChatGPT:
Busca em tempo real
A principal tendência de busca que diferencia o Google de outras plataformas é a capacidade de trazer dados em tempo real, notícias que estão acontecendo no momento e informações factuais. Um exemplo é procurar pelo resultado de um jogo de futebol que aconteceu no dia anterior ou momentos após o jogo, a busca minha foi: Qual foi o resultado do jogo inter e flamengo?
Ponto para o Google.
Pergunta factual
Fiz uma pergunta mais factual, que o resultado seria fácil de analisar, questionei o seguinte: Quem foram os três últimos presidentes do Brasil?
O GPT me trouxe o nome dos trêss já com informações sobre o mandato e alguns dados extras, enquanto o Google trouxe um anúncio (óbvio), seguindo de um link do governo, onde mostram sim os presidentes em lista (bom resultado).
Em termos de agilidade o GPT ganhou.
Pergunta sobre um produto de tecnologia
Entrando em tecnologia, queria saber a ficha técnica do Galaxy S24 Ultra:
O ChatGPT trouxe a ficha técnica de forma organizada, buscando informações do site da Samsung, melhor fonte possível. O Google trouxe o shopping com diversos anúncios de ofertas e depois dois resultados para a busca.
Ponto para o GPT.
Resultado
Acredito que os dois tem suas próprias particularidades e vai depender de você escolher qual usar. A minha opinião é que temos mais uma opção de busca de informações, bom é que agora você busca em um e pode verificar a informação no outro.
Como o GPT captura essas informações dos sites, mesmo sites usando bloqueio do bot, é outra história. O Google premia o site com alguns cliques, o GPT dificilmente mandará tráfego. Esse embate ainda tem muita água por rolar. E você, testou aí, o que achou?
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.