Depois de passar oito meses em microgravidade, a astronauta Sunita Williams, de 59 anos, revelou que esqueceu como é andar. Durante uma videochamada com estudantes nos EUA, ela explicou que não apenas perdeu a sensação de andar, mas também de sentar e deitar. O problema surgiu após um atraso na missão da NASA, que a deixou, j presa na Estacão Espacial Internacional (ISS) junto com um colega por tempo indeterminado.

Resumo do que você precisa saber ⏳

  1. Dois astronautas da NASA estão presos na ISS por problemas técnicos na cápsula Starliner da Boeing.
  2. Sunita Williams revelou que esqueceu como é andar depois de oito meses sem gravidade.
  3. O retorno da tripulação foi adiado para março, quando podem pegar carona na Crew-9 da SpaceX.

Como tudo aconteceu?

Williams e Wilmore decolaram em junho de 2024 na cápsula Starliner da Boeing para uma curta estadia na ISS, mas o plano deu errado quando a nave apresentou vazamentos de hélio e falhas nos propulsores. Com isso, a NASA declarou que a Starliner não era segura para trazê-los de volta.

Astronautas Sunita e Barry estão presos na ISS há oito meses. Imagem: Reprodução
Astronautas Sunita e Barry estão presos na ISS há oito meses. Imagem: Reprodução

A solução foi esperar a chegada da Crew-9 da SpaceX, que inicialmente deveria retornar à Terra em fevereiro. No entanto, a NASA atrasou o cronograma para dar tempo de finalizar os trabalhos na Crew-10, que precisa ser enviada antes que a Crew-9 possa retornar. Resultado? Sunita e Barry estão presos na ISS até, pelo menos, o fim de março.

O impacto da microgravidade no corpo

Passar tanto tempo no espaço tem um grande impacto na saúde. A falta de gravidade faz com que os músculos e ossos dos astronautas se deteriorem rapidamente. Segundo a NASA, os ossos perdem cerca de 1% de densidade por mês, tornando difícil andar ao retornar para a Terra. Além disso, sem a força gravitacional, os músculos ficam mais fracos, pois não são exigidos no espaço como na Terra.

Não é incomum que astronautas de missões longas precisem de ajuda para andar ao voltar para casa. No caso de Sunita Williams, ela admite que até esqueceu a sensação de andar, já que não realiza esse movimento há meses.

O retorno da Crew-9 ainda está previsto para março, mas com os atrasos recentes, não há garantias.