Seguidamente, noticiamos a passagem de algum asteroide próximo a Terra. Felizmente, a grande maioria deles passa a uma distância considera segura do nosso planeta, ou seja, sem um risco real de colisão.
Mesmo assim, a Terra está em constante perigo, sendo que alguns asteroides são acompanhados mais de perto pela Nasa, para que não sejamos pegos de surpresa com a queda de algum deles. O asteroide Florence, de quatro quilômetros de diâmetro, é um bom exemplo disso, já que passará muito perto do nosso planeta.
O asteroide Florence recebeu este nome em homenagem a Florence Nightingale, fundadora da enfermaria moderna, sendo que foi descoberto em 1981 por Schelte "Bobby" Bus, em um observatório na Austrália. Ele é o corpo celeste de maior tamanho que passará próximo da Terra desde que a Agência Espacial Americana começou a monitorar os objetos potencialmente perigosos que rondam os arredores do planeta.
Este até pode não ser o asteroide que irá passar mais próximo da Terra, porém, é o de maior proporção já registrado. Na sexta-feira, 1º de setembro, o corpo celeste irá atingir a sua distância mínima da órbita terrestre, de 7 milhões de quilômetros.
O Florence, mesmo passando perto, não oferece perigo. Deste modo, não há qualquer risco de que ele caia sobre a Terra causando possíveis danos. Em termos astronômicos, a passagem do asteroide em relação a Terra é considerada pequena, mesmo assim, segura.
Os cientistas, inclusive, acreditam que a passagem do asteroide pela Terra na sexta-feira seja uma excelente oportunidade de melhor estudá-lo. As imagens capturadas podem revelar informações sobre o seu tamanho real e ainda maiores detalhes de sua superfície.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.