Em outubro, os cientistas já haviam descoberto um asteroide em formato de charuto, o qual foi chamado de Oumuamua. Agora, os astrônomos poderão conferir mais um corpo celeste com formato estranho que deve se aproximar da Terra no próximo ano.
O pequeno asteroide tem o formato muito semelhante com uma caveira e passou próximo a Terra no final do mês de outubro de 2015, mesmo período em que muitos países comemoram o Dia das Bruxas. Com isso, os cientistas o apelidaram de "Asteroide do Halloween". O asteroide 2015 TB145, na última vez que se aproximou do planeta Terra, estava a uma distância de aproximadamente 486 mil km, em comparação com a distância da Lua e da Terra, isso significa 1,3 vezes a distância.
Por isso, muitos cientistas conseguiram obter imagens mais nítidas do objeto, através da sua proximidade, conseguiram notar de acordo com alguns ângulos, a sua semelhança com um crânio humano, pelas boas condições de iluminação.
Na época, o pesquisador Pablo Santos-Sanz, dos Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), chegou a organizar campanhas de observação do asteroide para descobrir as suas características.
No entanto, o Asteroide do Hallowein poderá ser conferido novamente em novembro de 2018, porém em uma distância cinco vezes maior que entre a Terra e a Lua, uma proximidade que ainda permite estudos.
Entretanto, os pesquisadores ressaltam que um encontro mais emocionante deve ocorrer em 2088, quando o asteroide 2015 TB145 se aproximará da Terra a uma distância que equivale a 20 vezes a distância entre a Terra e o satélite.
Descobertas sobre o "Asteroide do Halloween"
De acordo com um estudo publicado por Pablo Santos-Sanz e sua equipe de periódico Antronomy and Astrophysics, o Asteroide do Halloween possui entre 625 a 700 metros de diâmetro. Além disso, eles também constataram que o período de rotação do corpo celeste que teria duração de um dia, entre 2,94 horas e 4,78 horas, segundo seus cálculos e observações, e seu formato é de eclipse achatada que reflete apenas 5% e 6% da luz do sol.
Em nota, Santos-Sanz disse "Isso significa que é um asteróide muito escuro, só um pouco mais reflexivo que o carvão".
Desta forma, acredita-se que o Asteroide do Halloween, possa ser um cometa extinto, que ao passar ao redor do Sol perdeu uma quantidade considerável de água e outros componentes voláteis. Assim como acredita-se que o asteroide Oumuamua seja um tipo de cometa disfarçado de asteroide, neste caso, em forma de charuto.
No entanto, cometas e asteroides diferem pelas suas composições, mas nem sempre é uma tarefa fácil, pelas observações que se consegue fazer pelas grandes distâncias. No caso dos cometas, eles contam com uma proporção maior de gelo e rochas, enquanto que os asteroides são mais rochosos e metálicos.
Com a nova passagem do corpo celeste no final de 2018, os pesquisadores acreditam que será possível averiguar um pouco mais o objeto, Pablo Santos-Cruz ressaltou "Apesar de essa passagem próxima não ser tão favorável, conseguiremos como obter novos dados que podem aumentar nosso conhecimento sobre a massa dele e outras que passam pelo planeta".
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.