Para quem curte séries de ficção científica, deve conhecer o meio-humano e meio-alienígena Spock que nasceu no planeta Vulcano, que orbita a estrela 40 Eridani A, a cerca de 16 anos-luz da Terra. O planeta da ficção foi criado por Gene Roddenberry baseado na estrela real, que existe no universo.
A novidade é que agora astrônomos descobriram um planeta na órbita de tal estrela que é semelhante com a Terra em alguns detalhes. Por isso que, todos estão comentando que o Vulcano pode mesmo existir.
O exoplaneta da vida real é o HD 26965b é do tipo "Super-Terra", e é descrito como um planeta rochoso com o dobro de tamanho da Terra, e está localizado na zona habitável da estrela 40 Eridani A, e completa uma órbita a cada 42 dias terrestres. Por essa razão, não é totalmente inviável que a descoberta seja mesmo potencialmente habitável.
"A 40 Eridani A é apenas ligeiramente mais fria e menos massiva do que o nosso Sol, tem aproximadamente a mesma idade e um ciclo magnético quase idêntico; portanto, ela pode ser uma estrela hospedeira ideal para uma civilização avançada" como a de Spock, por exemplo, disse o astrônomo Matthew Muterspaugh, da Tennessee State University.
"Agora, qualquer um pode ver 40 Eridani em uma noite clara e ter orgulho de apontar para a casa de Spock", brinca o astrônomo, já que ela pode ser vista da Terra.
A pesquisa foi publicada no Monthly Notices da Royal Astronomical Society .
Fonte: ScienceAlert
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.