Em 21 de janeiro, aconteceu a superlua de sangue, agora, na terça-feira (19), o céu será contemplado com um novo espetáculo, uma nova superlua. O evento desta vez não é tão raro quanto o visto no mês passado, com eclipse lunar que coincidiu com a Lua estar no ponto mais próximo da Terra.
O episódio atual também merece destaque, já que será a maior superlua do ano. A estimativa é que somente em 2026 o satélite surja tão grande quanto agora.
Amanhã, dia 19, a Lua estará na fase cheia e no perigeu, ponto mais próximo da Terra, a 356.761 quilômetros de distância do nosso planeta. Mesmo que atinja o perigeu às 7h09 no horário de Brasília, ela ficará completamente cheia a partir das 13h54.
"Quando a Lua cheia aparece no perigeu [o ponto mais próximo da Terra] é ligeiramente mais brilhante e maior do que uma Lua cheia normal — e é aí que obtemos uma Super Lua", diz a NASA.
O termo comumente usado "superlua" não é um nome astronômico oficial, ele foi mencionado em 1979 pelo astrólogo americano Richard Nolle, que a definiu como "uma Lua nova ou cheia que ocorre quando a Lua está na ou próxima (a pelo menos 90%) de sua maior proximidade da Terra".
Bom, agora o que nos resta é torcer para que o tempo colabore e possamos apreciar a linda Lua no céu!
Fonte: Sputniknews
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.