Os cientistas podem finalmente ter resolvido um dos grandes mistérios da obra de Leonardo da Vinci: Por que a esfera de vidro na pintura de Salvator Mundi (ano 1500 dC) não mostra sinais de refração e reflexo da luz como esperado.
A obra é uma das 15 pinturas mais conhecidas de Leonardo da Vinci, e mostra Jesus Cristo segurando o que parece ser uma esfera de vidro. Entretanto, não há sinais de refração ou reflexo da esfera de vidro. Em vez disso, a pintura mostra uma esfera clara que fica na palma da mão de Jesus, permitindo ao espectador ver claramente através dela. As vestes atrás da esfera não são ampliadas ou distorcidas, e parece não haver outra fonte de luz refletida nela.
Leonardo da Vince não errou em Salvator Mundi
Conhecendo o gênio de Da Vinci, os cientistas tinham certeza de que o artista não cometera um erro tão simples. No entanto, usando a renderização 3D avançada, os especialistas conseguiram mostrar que Da Vinci não cometeu um erro, mas a esfera é oca.
Pesquisadores da Universidade Cornell escreveram: "Surgiu um debate na literatura científica sobre se a esfera representada em Salvator Mundi, que foi atribuída por alguns especialistas a Leonardo da Vinci, foi processada de uma maneira opticamente fiel ou não.
"Alguns supõem que seja cristal sólido, enquanto outros supõem que seja oco, com explicações concorrentes para a aparente falta de distorção do fundo e seus três pontos brancos.
"Nossas experiências mostram que uma renderização opticamente precisa que se iguala qualitativamente à da pintura é realmente possível usando materiais, fontes de luz e conhecimento científico disponível para Leonardo da Vinci por volta de 1500.
"Essa análise sugere que da Vince entendeu essas propriedades ópticas das esferas ocas, e como evitar distorções ópticas na renderização das dobras da túnica do sujeito", escreveram os cientistas no artigo publicado no site arXiv.org.
Via sciencealert
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.