A quarentena é causa de tédio para pessoas de todas as idades. Trabalhar em home office pode ser um desafio, e estudar um desafio até mesmo maior. Seja criança, adolescente ou adulto, para você fizemos uma lista de experimentos científicos simples que podem ser facilmente reproduzidos em casa. Esses experimentos podem proporcionar uma simples diversão, atividades em família e conhecimento científico, tudo ao mesmo tempo. Nenhum deles proporciona perigo algum e a maioria dos materiais necessários podem ser encontrados em sua cozinha, com exceção de poucas substâncias um pouco menos comuns, confira:
Slime!
Bom, uma das coisas mais famosas que a química caseira pode nos proporcionar é fazer slimes dos mais coloridos. Um tanto nojento, fedido, mas ao mesmo tempo divertido, principalmente para as crianças, fazer um slime é na realidade muito simples e existem múltiplas receitas para fazê-lo. A mais simples é com cola branca, bicarbonato de sódio, água boricada e corante alimentício. Você pode medir as quantidades de acordo com a consistência desejada. Comece com uma colher de bicarbonato e 150ml de água boricada, então adicione o corante e a cola e misture até chegar em uma boa consistência que não seja molhada demais. É possível ainda fazer um slime "fluffy", ou mais macio adicionando ainda amaciante e espuma de barbear na mistura.
Densidade de líquidos
Existem dois experimentos muito interessantes para se entender e testar densidade em líquidos. O mais fácil é simplesmente colocar dentro um um copo múltiplas substâncias líquidas com diferentes densidades. Por exemplo, coloque dentro de um copo qualquer suco de caixa, em seguida adicione azeite de oliva com cuidado, idealmente utilizando uma seringa para adicionar cada líquido aos poucos, coloque então álcool por cima, preferencialmente tingido com algum corante alimentar para facilitar a visualização. Você verá então 3 camadas de líquidos bem divididos dentro de um copo ou qualquer que tenha sido sua escolha de recipiente de vidro. Isso acontece porque as densidades de cada um deles é bem distinta, sendo que o mais denso sempre ficará embaixo e o menos denso por cima. É fácil ver isso simplesmente ao colocar óleo sobre água de torneira, o óleo é menos denso e sempre ficará boiando sobre a água,
Outra maneira de se trabalhar densidades é utilizar alguns corantes diferentes em um pouco de água. Ao colocá-los dentro da água eles vão se misturando até se tornar uma cor homogênea. Porém, se você primeiro adoçar bastante a água você vai aumentar a densidade dela e então ao adicionar os corantes um por um e com cuidado, você conseguirá um efeito de camadas de cores como um arco-íris.
Descalcificação de um ovo
Esse experimento requer pelo menos uma semana. Basicamente, você fará com que a casca de um ovo fique mole. Basta colocar um ovo dentro de um recipiente com vinagre e deixar ele de molho na geladeira por mais ou menos uma semana. O vinagre é um ácido que dissolve uma substância chamada de carbonato de sódio presente na casca do ovo. O ovo então deverá ficar mole e translúcido também, até que a casca deverá sumir por completo. Você pode observar os resultados algumas vezes por dia para acompanhar melhor o processo. Dentro de umas 6 ou 7 horas já deverá haver alguma diferença.
O famoso vulcão de bicarbonato
Típico de feiras de ciência escolares, o vulcão de bicarbonato de sódio é na realidade um experimento bem divertido de se fazer com crianças, pois também envolve um processo criativo de se montar efetivamente um vulcão. Esse vulcão pode ser montado facilmente utilizando massa de modelar escolar de diferentes cores com algum recipiente cilíndrico no meio que não vá se dissolver com vinagre. A reação química é muito simples, jogue bicarbonato de sódio em uma quantidade de vinagre alocada no meio do vulcão e então uma "erupção" borbulhante deverá acontecer. Isso acontece devido ao teor ácido do vinagre com o básico do bicarbonato, reação essa que libera dióxido de carbono (gás), água e sal. Para deixar o experimento ainda mais interessante, se pode adicionar corante vermelho à mistura para que a erupção seja mais fiel à lava.
A importância do protetor solar
Se você tiver um papel preto e filtro solar você já consegue ver a importância que é utilizar o protetor solar ao se expor ao sol. Uma ótima maneira de explicar e exemplificar para crianças é aplicando o filtro solar na metade de um papel preto de maneira que não fique esbranquiçado e deixe a outra metade sem. Coloque então o papel no sol e em algumas horas você já poderá ver que a metade sem o protetor desbota rapidamente enquanto a metade protegida segue preta. Isso acontece porque o protetor solar serve justamente para bloquear os raios UV da luz solar que no papel causa o desbotamento e na nossa pele acelera o envelhecimento e pode causar queimaduras.