A NASA (National Aeronautics and Space Administration), a agência espacial dos EUA, lançou nesta quarta-feira (24) uma nave espacial para testar seu primeiro sistema de defesa planetário. A missão DART (Double Asteroid Redirection Test), conforme bem antecipado pelo Oficina da Net, tem como objetivo avaliar se a tecnologia seria capaz, caso um dia fosse preciso, de desviar um asteroide que venha a colidir com a Terra.

Para realizar o teste de defesa planetária da NASA, foi utilizado o foguete Falcon 9, de Elon Musk, carregando no topo a aeronave espacial DART. O lançamento ocorreu na madrugada de quarta-feira na Base da Força Espacial de Vandenberg, localizada na Califórnia. Houve a transmissão ao vivo do processo de decolagem na TV NASA e no perfil oficial da SpaceX no Twitter.

Estrutura da nave espacial DART. Fonte: NASA

Detalhes sobre a missão DART

A espaçonave DART tem o objetivo de colidir com um objeto espacial chamado Dimorphos para analisar o quanto a sua velocidade e caminho podem ser alterados. Caso um pedaço de um asteroide com centenas de metros de diâmetro colidisse com a Terra, haveria uma grande chance de causar uma grande devastação no continente.

A funcionária do departamento de coordenação de defesa planetária da Nasa, Kelly Fast, diz:

"O DART mudará apenas um pouquinho o período de órbita de Dimorphos. E realmente isso é tudo o que é necessário no caso de um asteroide ser descoberto com bastante antecedência."

Imagem ilustrativa de asteroides no espaço. Fonte: NASA

Confira abaixo a transmissão integral do lançamento do foguete Falcon 9 com a nave espacial Dart acoplada.

O que achou desta ideia da NASA? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e pergunte a eles o que pensam sobre o assunto!