Depois de uma missão de duas semanas repleta de conquistas, a Índia anunciou no sábado, 2 de setembro, que seu rover lunar, Pragyan, foi colocado em modo de hibernação na Lua. A notícia é um marco significativo na exploração espacial, pois foi a primeira vez que uma nave espacial chegou ao polo sul da Lua, e agora, com a missão cumprida, ele pôde ser desativado, e quem sabe ser religado novamente no futuro.
Índia coloca rover Pragyan em modo hibernação na Lua
A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) confirmou que o rover Pragyan foi desativado, mas permanece em um estado de "hibernação" com as baterias carregadas e o receptor ligado. A ideia é poder usá-lo novamente em tarefas futuras, mas caso não ocorra um "despertar bem-sucedido", o rover permanecerá na Lua como um embaixador lunar da Índia.
Chandrayaan-3 Mission:
— ISRO (@isro) September 2, 2023
The Rover completed its assignments.
It is now safely parked and set into Sleep mode.
APXS and LIBS payloads are turned off.
Data from these payloads is transmitted to the Earth via the Lander.
Currently, the battery is fully charged.
The solar panel is…
A missão lunar da Índia, conhecida como Chandrayaan-3, ganhou destaque ao pousar suavemente na Lua, tornando-se o quarto país a realizar esse feito, após os Estados Unidos, China e a antiga União Soviética. No entanto, a Índia foi além, ao escolher o desafiador polo sul lunar como seu destino.
Durante sua breve missão, o rover Pragyan percorreu mais de 100 metros na superfície lunar, fazendo descobertas cruciais, incluindo a confirmação da presença de elementos como enxofre, ferro e oxigênio na Lua.
Agora é a vez do Sol
Agora, a Índia agora direciona sua atenção para outra missão espacial ambiciosa, com o lançamento bem-sucedido de uma sonda no sábado, projetada para estudar o Sol. Essa sonda terá a tarefa de observar os ventos solares que podem causar perturbações na Terra, como as impressionantes auroras.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.