A SpaceX acaba de alcançar o 300º voo bem-sucedido de seu confiável foguete Falcon 9, 14 anos após o primeiro. Eu não consigo parar de achar incrível a ideia do foguete retornando a base, pousando e podendo ser reutilizado.
A missão histórica de terça-feira foi lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e lançou o satélite de comunicações HTS-113BT como parte da missão Merah Putih 2 para a empresa estatal indonésia Telkomsat.
Falcon 9: 300 voos bem-sucedidos
O Falcon 9 completou sua 300ª missão bem-sucedida. O foguete decolou do Centro Espacial Kennedy e lançou o satélite de comunicações HTS-113BT.
Liftoff! pic.twitter.com/JdOTFjkLjA
— SpaceX (@SpaceX) February 20, 2024
Aproximadamente oito minutos depois, o propulsor da primeira etapa retornou à Terra e pousou perfeitamente em uma barcaça no oceano, próximo à costa da Flórida. Cerca de meia hora após o lançamento, a SpaceX implantou o satélite em uma órbita de transferência geoestacionária.
Falcon 9 has landed on the Just Read the Instructions Droneship, completing this booster’s 17th launch and landing pic.twitter.com/q4Jwvo7dRA
— SpaceX (@SpaceX) February 20, 2024
Reutilização de foguetes
Este foi o 17º lançamento do propulsor da primeira etapa Falcon 9 em apoio a esta missão. A alta quantidade de revoos é um marco do sucesso do sistema de foguetes reutilizáveis da SpaceX, que ajudou a reduzir os custos de voos espaciais e aumentar o acesso ao espaço para mais empresas e organizações.
A missão de terça-feira foi a 16ª da SpaceX em 2024, indicando que este ano será o mais movimentado da empresa até agora.