Hoje, o céu nos presenteia com um fenômeno raro e deslumbrante: a SuperLua Azul. Se você perdeu a última em agosto de 2023, essa é sua chance de testemunhar novamente a Lua em sua forma mais cheia e brilhante. Desta vez, a SuperLua Azul poderá ser vista a partir das 15h25, mas o melhor momento para apreciar esse fênomeno será mesmo ao anoitecer, especialmente se o céu estiver limpo sem a presença de nuvens.
A Lua vai ficar azul?
O termo "SuperLua" se refere ao tamanho avantajado que a Lua aparenta ter quando está na fase cheia e em seu perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Esse alinhamento faz com que a Lua pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual, então teremos um espetáculo no céu.
Porém, o que torna esta Lua "azul"? O nome "Lua Azul" não tem relação com a cor do satélite. Essa expressão é usada apenas para descrever a segunda Lua cheia que ocorre em um mesmo mês, um evento raro que acrescenta um charme especial à observação.
Uma curiosidade é que embora a Lua não vá ficar realmente azul durante esse fenômeno, há registros históricos que isso já aconteceu. Em 1883, durante a erupção do vulcão Krakatoa na Indonésia, as cinzas expelidas na atmosfera fizeram o pôr do sol parecer esverdeado e a Lua azul. Um evento semelhante ocorreu em 1951, quando a fumaça de incêndios florestais no oeste do Canadá fez com que a Lua parecesse azul no hemisfério norte.
Como apreciar a SuperLua Azul?
Para aproveitar ao máximo este espetáculo, escolha um local com pouca poluição luminosa e um horizonte livre de obstáculos. Se o tempo colaborar e o céu estiver limpo, prepare sua câmera ou smartphone e esteja pronto para registrar esse momento único.
A Lua parecerá maior e mais luminosa a olho nu, especialmente em áreas onde o céu estiver limpo, sem nebulosidade. Não será necessário nenhum equipamento especial para observar o fenômeno, mas, para aqueles que desejam capturar imagens detalhadas, é recomendado o uso de um telescópio ou de um celular com zoom óptico, que ajudará a preservar a qualidade da imagem ao aproximar-se dos detalhes da Lua. Veja aqui alguns celulares com boa capacidade para fotografar a Lua.