Após mais de seis décadas de pesquisas e hipóteses, cientistas finalmente confirmaram a existência de um campo elétrico ao redor da Terra, conhecido como campo ambipolar. Publicada recentemente na revista Nature, essa descoberta abre portas para uma nova compreensão de como a Terra e outros planetas com atmosferas semelhantes evoluíram.

Pesquisadores confirmam presença de campo elétrico na Terra

Na década de 1960, cientistas notaram um fenômeno curioso: partículas atmosféricas estavam escapando da Terra em velocidade supersônica nos polos, um fluxo que ficou conhecido como ventos polares. A explicação mais plausível na época era a existência de um campo elétrico em torno do planeta, responsável por impulsionar essas partículas para o espaço. No entanto, o campo era tão fraco que não podia ser detectado com as tecnologias disponíveis na época.

A prova da existência desse campo elétrico, chamado campo ambipolar, só veio agora, graças ao trabalho do pesquisador Glyn Collinson, da NASA, e sua equipe. Em 2018, eles desenvolveram uma ferramenta sensível o suficiente para detectar o campo por meio de um foguete suborbital lançado do arquipélago de Svalbard, na Noruega. Após um voo de 20 minutos, o experimento foi bem-sucedido, confirmando a presença do campo elétrico tão aguardado.

Por que essa descoberta é importante?

A descoberta do campo ambipolar vai além de simplesmente explicar os ventos polares. Esse campo elétrico desempenha um papel crucial na manutenção da ionosfera, uma das camadas mais externas da atmosfera terrestre. A ionosfera é vital para a comunicação via rádio e para a proteção do planeta contra radiações solares prejudiciais.

Além disso, o campo elétrico é mais de 10 vezes mais forte que a gravidade quando se trata de acelerar os íons de hidrogênio, o que pode ter sido fundamental na expansão da ionosfera e na evolução do planeta ao longo do tempo.