Nesta sexta-feira, dia 15, a última superlua de 2024 iluminará o céu, encerrando uma sequência de quatro superluas que começou em agosto. O fenômeno acontece no início da noite, por volta das 18h29 (horário de Brasília), e promete um espetáculo especial, com a Lua parecendo maior e mais brilhante que o normal. Essa será a mudança de fase na Lua, que passará de Crescente para Cheia.
Por que "superlua"?
O nome "superlua" é por que nosso satélite natural pode parecer até 30% mais brilhante e 14% maior do que o habitual, graças à sua proximidade com a Terra. A distância da Lua estará em torno de 361 mil quilômetros — mais perto do que a média, que é de aproximadamente 384 mil quilômetros. Essa aproximação faz com que a superlua pareça mais imponente no céu, criando uma visão "super" inesquecível.
O fenômeno da superlua ocorre porque a órbita da Lua ao redor da Terra não é circular, mas sim elíptica (ou oval). Isso significa que, em certos momentos, ela se aproxima mais do nosso planeta, no chamado perigeu. Foi esse fenômeno que o astrólogo Richard Nolle chamou de "superlua" em 1979, para descrever quando a Lua cheia ou nova ocorre a pelo menos 90% de sua aproximação máxima.
Nesta sexta-feira, embora a superlua esteja a 361 mil quilômetros da Terra, em outubro deste ano, tivemos a maior superlua de 2024, quando a Lua chegou a 357.364 quilômetros do nosso planeta. Essa diferença sutil na distância afeta a percepção do tamanho e brilho da Lua, mas sempre proporciona um espetáculo visual.
Como observar a superlua
Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: basta olhar para a direção leste assim que o céu começar a escurecer. Mesmo quem perder o horário exato ainda poderá aproveitar, pois a Lua continuará a parecer cheia e brilhante durante três dias depois do evento.
A observação da superlua será possível em todas as regiões do Brasil, contanto que o clima esteja favorável. Para admirar o fenômeno, basta um céu limpo e um local com pouca poluição luminosa.
Se você perder esta superlua ou quiser ver o fenômeno mais uma vez, fique tranquilo: em 2025 estão previstas pelo menos três novas superluas.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.