Os primeiros dinossauros podem ter aparecido em regiões do Deserto do Saara e da Floresta Amazônica, segundo um estudo publicado na revista Current Biology. A pesquisa, liderada pela University College London (UCL), sugere que os dinossauros surgiram em locais mais próximos da linha do equador, em condições de clima quente e seco. Até o momento, acreditava-se que os primeiros dinossuaros tivessem surgido da África do Sul.
Resumo do que você precisa saber ⏳
- Estudo indica que os primeiros dinossauros podem ter surgido no Brasil e na África, e não apenas no sul desses continentes.
- Pesquisadores usaram modelos computacionais para simular a distribuição dos dinossauros e consideraram regiões onde nunca foram achados fósseis.
- Os primeiros dinossauros eram pequenos, do tamanho de um cachorro ou galinha.
O que a pesquisa descobriu
Até agora, cientistas acreditavam que os primeiros dinossauros surgiram no extremo sul da África e da América do Sul. No entanto, ao revisar fósseis encontrados no antigo supercontinente Gondwana, os pesquisadores perceberam que a distribuição dos dinossauros pode ter sido diferente.
Os fósseis mais antigos de dinossauros conhecidos são de cerca de 230 milhões de anos atrás e foram encontrados no sul do Brasil, Argentina e Zimbábue. Para entender melhor essa história, cientistas criaram um modelo computacional, que analisou:
- Localização dos fósseis já descobertos;
- Ligação evolutiva entre os primeiros dinossauros;
- Barreiras climáticas e geográficas da época;
- Regiões onde ainda não foram encontrados fósseis, mas que poderiam ter sido habitadas.
Os resultados sugerem que os primeiros dinossauros viveram em regiões equatoriais, incluindo a Amazônia, a bacia do Congo e o Saara, que tinham condições ideais para o surgimento desses animais.
Dinossauros pequenos como uma galinha
Os primeiros dinossauros provavelmente eram muito menores que seus descendentes famosos, como o Tiranossauro Rex. De acordo com os cientistas, eles tinham o tamanho de cachorros ou galinhas e viviam em ambientes secos e quentes, diferentes do que se imaginava antes.
Para os pesquisadores, muitos lugares do planeta ainda não passaram por escavações detalhadas, o que pode explicar por que não foram encontrados fósseis nessas regiões. Ou seja, pode ser que a história dos dinossauros seja muito mais ampla do que pensávamos.
"Presumir que os dinossauros só existiram nas regiões onde já encontramos fósseis é um erro. Grandes áreas do planeta nunca foram estudadas direito, e ignorar esses locais pode limitar nossa compreensão sobre o surgimento desses animais", explicou Joel Heath, doutorando em ciências da Terra na UCL.