Agências espaciais como a Agência Espacial Europeia, estimam que há cerca de 2% de chance de que o asteroide 2024 YR4 atinja a Terra. Esse número de risco será atualizado à medida que os cientistas aprenderem mais sobre a trajetória do asteroide. Embora seja muito mais provável que o asteroide passe longe da Terra, locais que poderiam ser afetados por uma colisão já foram identificados.
Resumo do que você precisa saber ⏳
- O asteroide 2024 YR4 tem uma chance de 2% de colidir com a Terra, mas essa probabilidade pode mudar.
- As consequências de um impacto podem ser catastróficas, afetando uma área de aproximadamente 50 quilômetros ao redor do local de colisão.
Asteroide 2024 YR4
O potencial destrutivo do asteroide 2024 YR4 depende de sua composição, velocidade e massa. Como o asteroide ainda está muito longe, essas características só podem ser estimadas, o que torna as previsões sobre as consequências de uma colisão um tanto imprecisas neste momento.
Atualmente, os astrônomos acreditam que, se o asteroide colidir com a Terra, ele criaria uma explosão no ar equivalente a quase 8 milhões de toneladas de TNT, ou 500 vezes a potência da bomba atômica lançada em Hiroshima. Essa explosão afetaria uma área de cerca de 50 quilômetros ao redor do ponto de impacto.
Para prever a localização de uma possível colisão, especialistas como David Rankin, engenheiro do Projeto Catalina Sky Survey da NASA, esboçaram um corredor de risco. Os cálculos de Rankin sugerem que o asteroide cairia em:
- A ponta superior da América do Sul.
- Sul da Ásia.
- O Mar Arábico.
- Norte da África.
- O Oceano Pacífico.

Monitoramento e avaliação da ameaça
Atualmente, agências espaciais internacionais, incluindo a NASA e a ESA, estão monitorando de perto o asteroide para refinar suas estimativas de órbita e tamanho. Observações adicionais estão planejadas para os próximos anos, especialmente durante a aproximação prevista para dezembro de 2028, quando o asteroide passará a uma distância segura da Terra, permitindo uma melhor compreensão de sua trajetória futura.
Medidas de proteção
Em resposta ao 2024 YR4, a ONU ativou um protocolo de emergência para a proteção do planeta. Por enquanto, como o asteroide está no nível 3 da escala Torino, essa resposta é limitada ao monitoramento contínuo para entender melhor os movimentos do asteroide.
Em 2024 um Asteroide inofensivo se chocou com a Terra
Na tarde de 4 de setembro de 2024, um asteroide entrou na atmosfera da Terra e se transformou em uma impressionante bola de fogo sobre as Filipinas. O asteroide, nomeado 2024 RW1, tinha cerca de 90 centímetros de diâmetro e foi observado viajando a uma velocidade de 63 mil km/h. Internautas compartilharam nas redes sociais imagens e vídeos do fenômeno, que chamou a atenção de moradores da região.
A Agência Espacial Europeia já havia previsto que o asteroide se fragmentaria ao se aproximar da Ilha Luzon, a maior das Filipinas, e que o impacto seria inofensivo. A NASA também confirmou que o 2024 RW1 entraria na atmosfera, criando um espetáculo no céu da costa leste do norte do país.
O asteroide queimou na atmosfera pouco antes das 13h (horário local), com imagens capturadas por algumas testemunhas, apesar da visibilidade prejudicada devido ao Tufão Yahi, que trouxe uma intensa cobertura de nuvens. O tufão, atualmente com força equivalente a um furacão de categoria 3, atingiu o norte das Filipinas como uma tempestade tropical.