O The Verge, na quinta-feira (14), publicou uma crítica a operadora brasileira Claro por fazer uso de uma campanha publicitária que visa confundir os consumidores que, segundo a publicação, é bastante semelhante a estratégia aplicada pela AT&T.
O logotipo "4.5G", segundo o portal, possui um truque de imagem que faz parecer que a empresa esteja disponibilizando a nova conexão 5G. Recentemente, a operadora Sprint processou a AT&T nos Estados Unidos por usar a marca "5G E" em alguns modelos de smartphones Android e no iPhone. Porém, a única coisa que a empresa estava entregando era uma conexão "LTE Advanced". Por esta razão, a ação configura como propaganda enganosa.
"Então, ao invés de criar um novo nome para se esconder, a Claro está adotando uma abordagem não ortodoxa de apenas chamar sua rede LTE mais rápida de 4.5G, e então tornar o "5" maior na esperança de que você não perceba o "4"", disse a publicação.
Conforme o The Verge, o caso da Claro não é tão grave quanto o da AT&T, mesmo assim, ao usar o artifício de aumentar o "5" é um meio de acabar confundindo os consumidores. Além disso, a operadora cita que a rede "4.5G é até 10 vezes mais rápida que o 4G".
No rodapé do site oficial, a Claro diz que está oferecendo o 3GPP, o chamado "LTE Advanced" ou "LTE Pro"
Atualização dia 21/02 14:11:
A Claro entrou em contato com o Oficina da Net para passar um posicionamento oficial que segue na íntegra:
A Claro esclarece que seu logotipo 4.5G segue padrões internacionais. O tamanho da fonte já foi tema de discussão, no ano passado, no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que reconheceu que a grafia do 4.5G da Claro está aderente às normas publicitárias e legais do Brasil.
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