A Samsung acabou de apresentar ao mundo o Galaxy S10, e ao contrário do que ela mesmo julgava como "errado", usou o notch em forma de buraco. O S10 traz melhorias em termos de hardware como conjunto novo de câmeras, processador de última geração, aumento na memória RAM e armazenamento interno, tela maior com nova tecnologia chamada Dynamic AMOLED, impressão digital na tela, carregamento wireless e mais.
Comparar um antecessor com o sucessor só vai fazer o antecessor parecer antiquado, vai parecer que as novidades do aparelho mais novo sejam necessárias e você talvez não queira um smartphone sem esses recursos. Agora, será que as features apresentadas no S10 valem o investimento alto, ou talvez o modelo S9, que nem muito tempo foi lançado?
Design
A começar pelo design dos dois aparelhos. A Samsung ano passado ao apresentar o S9, tirou sarro da Apple por aderir ao entalhe em sua linha de flagships, e aquela propaganda com os personagens com cabelo cortado em formato do notch circulou o mundo.
Pois, parece que o jogo virou, e as redes sociais criaram um meme semelhante.
O S10 teve sua tela ampliada, agora com 6.1 polegadas, contra 5.8 do S9. O aparelho ainda não é 100% tela na sua área frontal, porém, a barra inferior foi levemente reduzida, enquanto a superior quase desapareceu. Como já dito a Samsung evitou utilizar o notch ou gota nesse projeto, optou por "furar" a tela, em uma posição onde julgou ser a melhor, para acoplar o sensor da câmera frontal.
A Samsung mantém uma linha de design e segue ela fielmente, se você olhar lado a lado, os aparelhos são muito similares em suas características básicas. Certamente que a traseira dele foi modificada pela presença de 3 sensores de câmeras, que já falo mais abaixo. Além do flash em led e sensor de biometria. Ela criou nesse conjunto total de itens uma espécie de caixa que engloba todos. Em termos estéticos me pareceu mais agradável e limpo.
HARDWARE
Como já havia mencionado, o S10 teve melhorias em hardware em diversos aspectos.
Processador
A começar pelo processador Snapdragon 855, o mais novo da Qualcomm. Em relação ao 845 do S9, ele ganhou 40Hz de clock, passando de 2.8GHz para 2.84GHz, praticamente nulo em termos performáticos, mas há outros fatores que tornam o 855 muito melhor que o 845, como por exemplo, a presença de tecnologias 5G da Qualcomm. O Snapdragon 855 conta com o Modem X50, já presentes nas redes 800MHz e 100MHz, também popularmente conhecidas como 5G. Esse é o primeiro processador com 5G comercializado mundialmente.
Se o 5G fosse apenas uma das melhorias, e por si só, já é suficiente para dizer que o processador novo tem mais vantagens sobre o antecessor, ele é um dos primeiros a utilizar tecnologia 7 nanômetros na Qualcomm.
Ah, em redes 4G ele recebeu melhoria também no modem, agora é capaz de baixar 2Gbps e fazer upload de 316Mbps em redes LTE, contra 1.2Gbps e 150Mbps do Snapdragon 845.
Ah [2], em redes WiFi, o processador agora é capaz de atingir 10Gbps, contra 867Mpbs, já pronto para funcionar em redes com proteção WPA3.
Acho que você já entendeu que terá mais velocidade de internet móvel e redes wifi. Em termos de performance a leitura de memória ficou mais rápida, passou de 1866MHz para 2133MHz. Em resumo, o processador novo teve grandes melhorias na parte de redes, pouca coisa muda em termos performáticos.
Memórias
As memórias passam de 4GB de RAM para 8GB de RAM, e armazenamento interno, de 64GB e 128GB para 128GB e 512GB. Creio que 128GB passa a ser suficiente para a grande maioria dos usuários. Se ainda não for, você pode usar um MicroSD de 512GB. Se esses 128GB com 512GB de extra não for suficiente, aí aconselho a comprar um HD externo e andar pendurado com ele no bolso.
Tela Dynamic AMOLED
A nova tela da Samsung, chamada de Dynamic AMOLED, é um termo criado pelo setor de marketing da Samsung para se referir às telas "Infinity O". É chamada de Dynamic, não por acaso. Com HDR10+ ela usa um mapa de tons dinâmicos para melhorar o contraste, tornando detalhes visíveis mesmo em pontos escuros, além de otimizar automaticamente as cores quando você está assistindo vídeos ou filmes.
A resolução passa de 2960x1440 com 570ppi para 3040x1440 com 550ppi, com certificação HDR10+. Tem menos densidade de pixels, por conta do ganho de altura da tela.
Bateria e Carregador Wireless
A versão normal do S10 recebeu 400 mAh a mais do que o S9, agora com 3400 mAh e carregamento Wireless, fast charging 2.0. O legal do carregamento Wireless é que você pode carregar seu S10, e se outro dispositivo não tem carregador, mas suporta carregamento sem fio, você carrega os dois aparelhos ao mesmo tempo.
Sensor de impressões digitais na tela
Apesar de não ser uma inovação o sensor de impressões digitais na tela, pois já vimos ele em mais de um aparelho, a forma que a Samsung fez ele funcionar sim, pode ser algo inovador. O sistema emite ondas ultrassônicas que mapeiam o padrão da impressão digital através de minúsculos espaços de ar que ficam entre seu dedo e a tela. Quando mapeada, as informações são enviadas para o sensor no chipset principal do smartphone que determina se a digital bate ou não com a previamente cadastrada.
A segurança foi certificada pela FIDO - Alliance Biometric Component Certification.
Câmeras
Agora o conjunto de câmeras traseiro é triplo, passa a ter:
- 12MP Telephoto: 2x de zoom, abertura f/2.4
- 12MP Wide-Angle: Abertura dupla f/1.5 e f/2.4 (câmera principal)
- 16MP Ultra-wide: abertura f/2.2, ângulo de 123º
A câmera do S9 era única com sensor de 12MP abertura dupla f/1.5 e f/2.4:
A câmera frontal também foi aprimorada. Agora conta com 10MP abertura f/1.9, conta a de 8MP abertura f/1.7. A câmera frontal foi bem mencionada na apresentação principal, porém resta saber se a câmera do S10 normal consegue reproduzir os mesmos efeitos do S10+, visto que ele conta com conjunto duplo na frontal, e com isso torna melhor o fundo desfocado quando atua com duas câmeras.
Software
Outro destaque para o S10 é a nova interface One UI rodando no Android Pie. Sim, o S9 ainda não foi atualizado para a última versão do sistema. Os usuários tradicionais de Samsung podem se deparar com algumas mudanças na nova interface, principalmente por melhorias no Android Pie. Então, basta se adaptar a nova UI e colher os frutos que ela traz.
E você o que achou das novidades do Galaxy S10?
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.