O ano de 2021 já passou, mas ele ficará marcado na história da Motorola como o início de uma reformulação no portfólio de smartphones da empresa. A linha Moto G, famosa por oferecer modelos intermediários com um excelente custo benefício, recebeu um cuidado especial, oferecendo agora modelos ainda mais modernos e poderosos. Dentre eles está o Moto G50, modelo anunciado em agosto deste ano com boas especificações.
Entretanto, em novembro a empresa anunciou o Moto G51. Isso significa que apenas três meses separam as duas gerações de smartphones da Motorola. Será que esse tempo é suficiente para percebermos alguma inovação? Para descobrir, vamos analisar a ficha técnica dos dois modelos, além dos seus recursos e atribuições.
Moto G51 vs Moto G50: o que muda?
Como já dito, o intervalo de lançamento do Moto G51 para o Moto G50 é de apenas três meses. A empresa manteve a essência nos dois modelos, porém com mudanças significativas em alguns aspectos. Abaixo você confere os tópicos para cada departamento.
Design e construção
Vamos começar comparando o visual dos dois aparelhos que, no geral, não exibem tantas diferenças. É claro que depende do gosto de cada um, mas o Moto G51 tem um aspecto mais próximo do premium, com bordas curvadas para fora, promovendo uma melhor ergonomia ao segurá-lo nas mãos.
Na traseira, ambos organizam as três lentes na vertical, com um visual bem parecido ao de um semáforo, posicionado no canto superior esquerdo da tampa. A diferença é que o Moto G51 possui um módulo ligeiramente maior, proporcionando um destaque para as câmeras traseiras.
Uma vantagem oferecida pelo modelo mais antigo é a resistência contra respingos. Embora não seja o tipo de tecnologia ideal para quem não quer se preocupar com acidentes, é um ponto interessante se comparado com o Moto G51, modelo que não possui nenhum recurso nesse sentido.
Tela
Na parte frontal temos a tela, um departamento que a Motorola conseguiu diferenciar bem os dois modelos. Apesar de ambos serem integrados com um painel do tipo IPS LCD, a Motorola melhorou a tecnologia de atualização, resolução e até o tamanho da tela.
O Moto G50 chegou primeiro com uma display de 6,5 polegadas, resolução Full HD (1600 x 720 pixels), 269 ppi e apenas 90 Hz como taxa de atualização. O modelo mais recente tem uma tela de 6,8 polegadas, resolução Full HD+ (1080 x 2460 pixels), suporte a 395 ppi e taxa de atualização de 120 Hz, o melhor padrão para esta categoria de smartphone atualmente.
Também observamos uma mudança no topo do vidro, local onde a empresa inseriu a câmera frontal. O Moto G50 exibe sua lente para selfies em um notch em forma de gota, enquanto o G51 possui apenas um pequeno furo na tela, tornando-a mais discreta.
Processador e memórias
No departamento interno, quase nada mudou. Ambos são alimentados pelo mesmo processador Snapdragon 480, lançado pela Qualcomm há quase um ano. Apesar disso, o desempenho entre os dois aparelhos pode ser diferente, já que o Moto G50 possui uma única opção de 4 GB de memória RAM, enquanto o G51 possui o dobro: 8 GB.
Para armazenamento, a empresa manteve o mesmo padrão de 128 GB nas duas unidades, embora o Moto G50 ofereça também a opção com 64 GB. Entretanto, o modelo mais antigo pode expandir o espaço por meio de um cartão microSD, o que não é possível no Moto G51.
Câmeras
Para quem procura um celular com boas câmeras, é possível que opte pelo Moto G51 em vez do seu antecessor. Ambos contam com um conjunto triplo de câmeras na traseira, porém com sensores de resoluções diferentes.
O Moto G51 chegou com uma lente principal de 50 MP (abertura f/1.2 de 76'', 0.64µm, PDAF); aliada de uma ultrawide de 8 MP, (f/2.2, 1/4.0'', 1.12µm) e por fim, uma lente de profundidade de 2 MP (f/2.4). Esse conjunto é capaz de gravar vídeos em 4K ou em Full HD a 30 frames por segundo (fps).
O Moto G50, por sua vez, possui uma lente principal de 48 MP, (f/1.7, 26mm 1/2.0'', 0.8µm, PDAF), macro de 5 MP (f/2.4, 1/5.0'', 1.12µm) e uma lente extra de 2 MP (f/2.4) para efeito em profundidade de campo. Isso significa que este modelo não possui lente ultrawide para tirar fotos com grandes ângulos, e pode gravar vídeos em até Full HD a 30 fps.
O que não muda são as câmeras frontais. Em ambos, a Motorola empregou uma lente única com resolução de 13 MP.
Bateria, conectividade e sistema operacional
Quanto aos demais recursos, o Moto G50 surge como uma opção mais completa. Ambos são alimentados por uma bateria com capacidade de 5.000 mAh, porém, o G50 pode ser carregado de forma mais rápida, já que possui suporte a cargas de até 15W. O G51 suporta apenas 10W.
Ambos também saem de fábrica com Android 11 instalado, conectividade 5G e suporte a dois chips de operadora. No entanto, o G50 ainda oferece NFC e antena para Rádio FM, recurso que é mantido em poucos modelos nos dias atuais. A única vantagem do G51 neste caso fica por conta da tecnologia Bluetooth 5.2 contra a versão 5.0 do seu antecessor.
Moto G51 vs Moto G50: qual vale mais a pena?
O Moto G51 foi anunciado na Europa junto com o Moto G200 e, infelizmente, ainda não chegou ao Brasil. Por isso, não vamos levar em consideração o preço dos aparelhos, já que exigirá um cuidado em relação aos valores convertidos, que geralmente mudam todos os dias. Quando ele foi devidamente lançado no Brasil, atualizaremos esta matéria.
Mas se em algum dia você encontrá-los em uma vitrine de loja e quer saber qual vale mais a pena, vamos te responder isso agora. Bom, como já dito, apenas 3 meses separam os dois lançamentos realizados pela Motorola, um tempo que pode soar como insuficiente para qualquer grande inovação.
De qualquer forma, podemos dizer que o Moto G51 oferece recursos mais avançados que seu antecessor. Isso fica evidente na tela, por exemplo, agora maior, mais encorpada e com fluidez de imagem mais avançada. O conjunto de câmeras é outro recurso que funciona melhor no modelo mais recente, além do processador levemente superior.
Com isso, o Moto G51 deve chegar às prateleiras com uma maior obsessão do público, se o preço não for tão superior em relação ao do Moto G50, que hoje está custando algo em torno de R$ 1.400. O Moto G50 deve ser uma melhor recomendação para quem quer gastar menos e não liga para tela grande, câmeras com mais qualidade e assim por diante. Como brinde, ele vai oferecer a tecnologia NFC e uma bateria que carrega ligeiramente mais rápida.
Compare a ficha técnica: Moto G51 5G vs Moto G50 5G
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.