Para quem não sabe eu uso o iPhone 11 como celular diário, as câmeras dele me agradam bastante nos aspectos de nitidez, cores prontas para postar e estabilidade em vídeos. Esses dias usando o Poco F3 para alguns testes, me deparei com resultados muito próximos ao que estou acostumado a ver no iPhone. Por este motivo, pensei, bem que eu poderia comparar os dois. Poco F3 é recente, tem hardware muito poderoso, tela show de bola, bateria que apesar de ser menor que seus irmãos da linha Poco, ainda assim tem mais autonomia como mostramos no teste de bateria deles.

Quer saber se o POCO F3 é melhor que iPhone 11 em câmeras? Acompanhe aí nosso artigo e vídeo.

POCO F3 vs iPhone 11, quem tem as melhores câmeras?

O nosso teste vai comparar as câmeras em diversos cenários, fotos diurnas, noturnas, modo normal, modo retrato, e vídeos. Conhece os competidores? Vamos lá ver as especificações das câmeras.

O conjunto traseiro das câmeras, temos no Poco F3 principal de 48MP, abertura f/1.8. Secundária de 8MP ultrawide, com abertura f/2.2, fechando uma lente macro de 5MP abertura f/2.4. A selfie tem 20MP com abertura f/2.5.

O iPhone 11 tem câmera principal de 12MP, abertura f/1.8. Uma lente ultrawide de 12MP, abertura f/2.4. A selfie tem 12MP, abertura f/2.2.

Câmera traseira fotos

A câmera traseira de cada um apresenta cores diferentes e exposição também. O POCO F3 tende a saturar menos e apresentar sombras mais escuras, realces menos iluminados também.

O alcance dinâmico está muito melhor que as versões anteriores do POCO, pode ver algumas imagens onde o céu é visto, a variação de cores azul do céu mostra que sim, um POCO já consegue fazer ótimas fotos.

iPhone 11 vs Poco F3: comparativo de fotos
iPhone 11 vs Poco F3: comparativo de HDR

Quando você tira fotos de folhagens, geralmente elas ficam bem mais escuras que as fotos feitas pelo iPhone. Utilizo o mesmo ponto focal para fazer fotos iguais.

iPhone 11 vs Poco F3: comparativo de cores e luz

A foto do chinelo fez o mesmo resultado.

Comparativo de luz e cores

Vou deixar mais algumas fotos passando para você ver as diferenças, lembrando que todas foram feitas em modo automático, apenas setando o ponto focal, sem edição.

Fotos noturnas

Seriam as fotos noturnas o principal calcanhar de Aquiles das câmeras de celulares? Veja agora passando na sua tela algumas delas, onde há baixa incidência de luz vemos nos dois bastante ruídos e pouca nitidez.

Foto noturna
Plantas noturnas

A foto dentro de casa, eu fiz um teste automático, mirei para o centro do canto e deixei o foco automático fazer o trabalho, veja a luz no Poco estourando na parede, coisa que a câmera travseira do iPhone conseguiu resolver. Porém, a foto no Poco tem mais claridade e tom mais frios, enquanto o iPhone por padrão faz tons mais quentes.

Foto interna

A foto externa do banco do quintal é outro ponto a se avaliar. O iPhone nessa imagem fez um ótimo trabalho, a foto parece muito viva, ao contrário do Poco que tem tons opacos, apagados e sem nitidez.

Foto banco

Câmera selfie

Bora falar um pouco da selfie? E pasme, é nesse ponto que o Poco pra mim levou vantagem em alguns quesitos. A começar pelo HDR, veja as selfies onde o fundo é bem iluminado que o iPhone não consegue fazer o céu não estourar. A foto do Poco além de cumprir essa tarefa, está bem iluminada, com cores ótimas.

Selfie HDR

A foto dentro do estúdio temos diferenças também, o Poco me entrega ótima nitidez, porém ao tentar balançar o branco me deixou com o tom de pele bem claro, diferente do padrão iPhone que satura bastante, em nenhum dos casos foi acertado o balanço, mas o iPhone chegou mais perto.

Selfie interna estúdio

E selfie noturna? Olha aí, uma foto feita a noite, na escuridão mesmo, somente com um ponto de luz branca na área frontal da minha casa. Assim como na foto do estúdio, o Poco deixou o tom de pele muito mais claro do que realmente é. A nitidez das duas ficou próxima, sendo mais perceptível no Poco.

Selfie noturna

E recorte? Fiz fotos aqui na frente da sede da M3Mídia, olha o recorte legal que o Poco conseguiu fazer. Muito bom realmente, agora se olhar a foto do iPhone podemos notar bem mais nitidez, principalmente na pele do rosto.

Modo retrato externa

Vídeos

Os vídeos que fiz com eles em cima da bike também ficaram ótimos, o que me surpreendeu no Poco. Gravando em FHD

Conclusão

O iPhone de 2019 consegue ainda ser sim uma ótima ferramenta de câmeras, principalmente para vídeos. Em fotos, temos já celulares intermediários de 2021, conseguindo entregar melhores resultados ou muito próximos. O Poco consegue entregar ótimos resultados, a Xiaomi evoluiu bastante em fotos principalmente no último ano.

Ainda há o que evoluir, quando temos baixa luz, o Poco sofre para equilibrar as cores, seja na câmera traseira ou na frontal com os tons de pele, que precisam ficar mais de acordo com a realidade, esse é um ponto complicado de medir, ainda mais quando a iluminação tem tonalidades muito frias.

E você, o que achou do Poco F3 em comparação com o iPhone? Achou que ele se saiu melhor? Deixe sua opinião nos comentários, e se quiser ver mais comparativos de fotos como esse, manda aí qual celular quer ver.