Galaxy M53 e Galaxy M23: dois dos principais intermediários da Samsung. Cada um com as suas próprias especialidades, objetivos, vantagens e tempo de atualização, com pouca diferença em relação ao preço e período de lançamento. Se você está com dúvida de qual desses dois comprar para ser o seu Daily Driver, continue lendo que hoje o ajudaremos de uma vez por todas a decidir.

Samsung Galaxy M53 5G
ÍNDICE

Processamento

Considerando que os dois smartphones foram lançados em épocas muito próximas, o tempo de duração (ou validade) dos dois é a mesma, sendo ambos operados atualmente pelo Android 12, com possibilidade de atualização para o 13.

De acordo com a própria Samsung, todos os modelos de smartphones da marca serão atualizados por 5 anos a partir do seu lançamento.

O ponto divisor desses dois aparelhos é o chip de processamento de cada um, com o Galaxy M53 sendo focado para um público necessitado de potência e performance, enquanto o Galaxy M23 apela para os usuários casuais. O MediaTek Dimensity 900 do M53 é uma ótima escolha para quem procura jogar, emular e editar vídeos curtos sem ter muitos problemas de lentidão e travamentos. Por outro lado, o Snapdragon 750G certamente é a escolha mais barata e ideal para o pessoal que visa apenas navegar nas redes sociais, tirar algumas fotos e ler um ou outro texto no navegador.

Memória RAM

Tanto o M53, quanto o M23 possuem uma boa quantidade de RAM e com toda certeza não vão te deixar na mão quando precisar abrir 5 aplicativos ao mesmo tempo. Contudo, o Galaxy M53 ainda possui uma quantidade elevada de memória para o uso diário, superando o concorrente em 2 GB.

Armazenamento

Quanto ao armazenamento, não temos do que reclamar, já que os dois smartphones possuem a quantidade ideal de 128 GB. Chega de sofrer para baixar os vídeos recebidos no Whatsapp por serem muito pesados.

Tela

Temos um vencedor bem claro quanto a disputa é sobre TELAS: Galaxy M53. O display Super AMOLED Plus de 6.7" do M53 é infinitamente superior ao TFT de 6.6" do M23, isso é fato. Porém a diferença de contraste e cores é a única diferença das telas dos dois comparados, já que ambos possuem impressionantes 120Hz de taxa de atualização no painel, com resolução FullHD+, o suficiente para proporcionar não apenas uma navegação extremamente fluida, como também imagens nítidas e sem borrões.

Câmeras

Um dos pontos que mais distancia os dois celulares definitivamente é o conjunto de câmeras:

Galaxy M53

O M53 apela para sistemas com mais resolução e configurações, fazendo uso de um sensor principal de 108 MP, uma lente ultrawide de 8 MP, uma macro de 5 MP e mais uma câmera auxiliar para profundidade de campo, de 2 MP, com possibilidade de gravar vídeos em 4K a 30 FPS ou FullHD a 60 FPS. Além disso, a sua câmera frontal possui incríveis 32 MP de resolução, com gravação de 4K, 30 FPS ou FullHD, 30 FPS.

Galaxy M23

Já o M23 possui um kit mais humilde, com 50 MP na sua câmera principal, 8 MP na ultrawide e 2 MP na macro, sem sensor de profundidade e com possibilidade de vídeos em 4K, 30 FPS ou FullHD, 30 FPS também. Na frontal temos uma disparidade gigantesca na qualidade, com o M23 operando com apenas 8 MP e vídeos em Full HD, 30 FPS.

Preço

Os dois aparelhos são vendidos acima dos R$ 1.000, porém o M23 se apresenta em um preço mais suave. O valor do M53 certamente leva em consideração a performance superior e o kit de câmeras. No final quem dirá se vale ou não a pena, é o usuário/futuro comprador com suas possíveis necessidades e exigências. O M23 continua sendo a escolha ideal para quem quer pagar menos.

Galaxy M53:

Galaxy M23:

Recursos adicionais

Há outros detalhes importantes a serem ditos a respeito dos smartphones, como a bateria de 5000 mAh, entrada de carregamento USB-C e 25 W de potência e conectividade 5G presente nos dois. Ambos possuem som Mono, porém apenas o Galaxy M23 traz a entrada P2 para conexão de fones com fio.

Conclusão: qual o melhor?

Em suma, o Galaxy M53 segue à risca a filosofia de pague mais para ter mais, fazendo uso de um processador, tela e câmeras melhores por um custo consideravelmente maior que o do concorrente. Uma das maiores vantagens dele com toda certeza é a tela Super AMOLED Plus, um display com cores vivas, ótimo contraste, e nenhuma distorção da imagem quando vista de ângulos não-convencionais.

Dito isso, a opção objetivamente melhor é o Galaxy M53, porém se o seu orçamento não for dos maiores, o Galaxy M23 irá satisfazê-lo durante o uso regular e até em alguns jogos com gráficos leves. A tela de 120 Hz facilita bastante a navegação e proporciona a ilusão de velocidade de um smartphone, isto é: até com um aparelho de entrada, que é relativamente fraco, é possível se divertir com a fluidez em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, etc. Apenas esteja ciente de que a câmera do Galaxy M23 é tremendamente inferior à do seu concorrente, principalmente à frontal.