Em fevereiro do ano passado a Motorola apresentou a linha Edge 30 ao mundo, com melhorias consideráveis no design e no conjunto de especificações em relação aos seus antecessores, da linha Edge 20. Nesta terça-feira (4), a empresa anunciou o Edge 40 Pro, o primeiro modelo da nova geração de flagships da marca. Mas o que ele apresenta em termos de novidades? Vamos conferir!
Comparativo: Edge 40 Pro vs Edge 30 Pro
Vamos fazer o comparativo completo entre o novo Motorola Edge 40 Pro e o seu antecessor, o Edge 30 Pro. O artigo está dividido em partes, destacando cada um dos seus departamentos. Você pode navegar entre os tópicos abaixo se quiser um atalho.
Design e construção
Depois de lançar o Edge 20 Pro e o Edge 30 Pro com um design traseiro que organiza suas câmeras em formato semelhante ao de um semáforo, a Motorola neste ano trouxe o Edge 40 Pro com um módulo retangular que aloja as lentes em um formato mais parecido ao de um cooktop. Entretanto, as duas lentes maiores ganham mais destaque nesse modelo, enquanto o sensor adicional e o flash LED são menores.
Apesar do nova linguagem visual, ambos são construídos com o mesmo tipo de material, com um vidro traseiro protegido por uma solução Gorilla Glass, porém, a proteção do Edge 40 Pro tende a ser melhor já que possui a versão Gorilla Glass Victus, enquanto o Edge 30 Pro tem proteção Gorilla Glass 5. Algo que vale destacar é a presença da certificação IP68 no Edge 40 Pro, sendo o primeiro modelo da linha Edge a contar com essa tecnologia.
Quanto às dimensões, o Edge 40 é um pouco mais pesado (199g contra 194g do Edge 30) e também ligeiramente mais grosso (8,5 mm contra 8,6 mm do Edge 30). Mais diferenças ficam evidentes também na altura e na largura dos aparelhos. O Edge 30 Pro é mais alto que seu sucessor (163,6 mm contra 161,2 do 40 Pro). Na largura, o Edge 30 Pro tem 75,6 mm, enquanto o 40 Pro tem 74 mm.
Tela
Como você percebeu, o Edge 30 Pro é mais alto que o seu sucessor e claro, isso fica evidente também no tamanho da sua tela. O Edge 40 Pro conta com um painel OLED de 6,67 polegadas, enquanto o modelo do ano passado tem 6,7 polegadas. A resolução é a mesma: Full HD+ (2400 x 1080 pixels); assim como a densidade de pixels que fica em torno de 393 ppi nos dois aparelhos.
A maior diferença fica para os recursos adicionais. Por exemplo, o modelo do ano passado tinha uma taxa de atualização de 144 Hz, o que já era muito melhor do que a maioria dos modelos do mercado. Entretanto, a Motorola não está para brincadeira e inseriu agora uma tecnologia de 165 Hz no Edge 40 Pro, o que pode ser uma diferença e tanto para quem precisa de mais fluidez, como para quem joga jogos competitivos no celular.
Os demais recursos incluem suporte HDR10+, presente nas duas gerações, e o modo Dolby Vision presente apenas no modelo deste ano. Também vale lembrar que nos dois aparelhos, a Motorola quis manter o furo na tela para abrigar a câmera frontal, o que é um ponto positivo para aumentar o aproveitamento de toda a área frontal.
Processamento e memória
Talvez o que mais difere uma geração da outra é o modelo do processador. Neste caso, a Motorola seguiu o cronograma de lançamento da principal linha de processador da Qualcomm. O Edge 30 Pro, por exemplo, vem com Snapdragon 8 Gen1 — modelo octa-core de 3,00 GHz, com GPU Adreno 730 e litografia 4nm. O Edge 40 Pro vem com a próxima geração do chip: o Snapdragon 8 Gen2 (octa-core de 3,2 GHz, GPU Adreno 740 e litografia de 4 nm).
No departamento das memórias, ambos têm 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. O modelo deste ano, porém, tem ainda um diferencial por estar disponível numa versão com até 512 GB de espaço interno. Também vale lembrar que o Edge 40 Pro tem um sistema mais rápido baseado na tecnologia UFS 4.0, enquanto o modelo do ano passado tem UFS 3.1.
Câmeras
Como não se mexe em time que está ganhando, a Motorola manteve a mesma base de câmeras nos dois aparelhos. Com isso, temos uma principal com resolução de 50 MP integrada com foco automático e estabilização óptica de imagem, aliada de uma ultrawide de 50 MP que também tem estabilização óptica de imagem.
A diferença fica mesmo para os sensores adicionais, que no caso do Edge 40 Pro, vem com uma telefoto de 12 MP com capacidade de 2x zoom óptico. O modelo anterior tinha uma 2 MP de profundidade de campo. De qualquer forma, os dois conjuntos são bem equilibrados, eficientes e podem gravar vídeos em até 8K a 30 fps.
Para selfies, a Motorola empregou o mesmo sensor de incríveis 60 MP na lente frontal dos dois aparelhos. Ambos têm modo HDR e gravam vídeos em até 4K a 30 fps.
Bateria
A bateria ficou menor neste ano, pois o Edge 30 Pro tinha 4.800 mAh, enquanto a versão de 2023 tem só 4.600 mAh. Em compensação, a velocidade de carregamento ficou melhor, saltando de 68 watts para 125 watts em carregador com fio. Em acessórios sem fio, o Edge 40 Pro suporta cargas de até 15 watts e ainda dá para usá-lo para carregar algum outro dispositivo compatível com carregamento reverso de até 5 watts.
Sistema operacional e tempo de suporte
O Edge 30 Pro chegou de fábrica com Android 12, mas não demorou muito para ele receber a atualização para o Android 13, que é a versão do sistema operacional mais recente do momento. O Edge 40 Pro, por sua vez, vem já com Android 13 e deve continuar recebendo atualizações por um bom tempo.
O Oficina da Net entrevistou Thiago Masuchette, head de produto da Motorola, que nos informou sobre a política de atualizações da empresa. De acordo com as informações dele, o Edge 40 Pro deve receber atualizações até o Android 17, cotado para ser lançado ainda em 2026. O Edge 30 Pro deve parar no Android 16.
Recursos adicionais
No mais, podemos destacar a presença da conectividade 5G nos dois aparelhos, porta USB-C 3.1 e sem entrada P2 para fones de ouvido de 3,5 mm, como já era de se esperar. Entretanto, a Motorola manteve no Edge 40 Pro o sistema de alto-falantes estéreo, mas adicionou o suporte ao áudio Dolby Atmos, e fez um upgrade no Bluetooth que agora saltou da versão 5.1 para a 5.3.
Embora os dois modelos possuam suporte ao Wi-Fi 6, o Edge 40 Pro ainda sai na frente por já contar com o novo sistema de Wi-Fi 7. Ambos possuem leitor de digitais óptico empregado na própria tela e são integrados com os tipos de sensores mais completos, como proximidade, acelerômetro, bússola e giroscópio.
Edge 40 Pro vs Edge 30 Pro: o que mudou?
Com o lançamento anual de uma nova geração de aparelhos, pouca coisa muda de um modelo para o outro em tão pouco tempo. De qualquer forma, podemos dizer que o Edge 40 Pro traz mudanças significativas em termos de processamento, câmeras e fluidez de imagem.
Embora ainda não tenha sido lançado no mercado brasileiro, podemos dizer que o Edge 40 Pro deve atender melhor que quer o máximo de performance possível, seja para jogos, edição de vídeos e outras tarefas mais pesadas. Mas se você não ligar para isso, o Edge 30 Pro deve atender exatamente da mesma forma que seu sucessor, até porque seu conjunto de especificações é ainda bastante moderno.
Em breve, a Motorola deve anunciar os outros modelos que compõem a linha Edge 40. Também vamos aguardar o lançamento deles no mercado brasileiro. Fique ligado no Oficina da Net para receber as novidades!