O realme 12 Pro+ e o Galaxy A55 são as novas apostas de realme e Samsung respectivamente para o mercado de intermediários premium. Será que eles tiveram upgrades que valem a sua consideração? São tantos aparelhos disponíveis no mercado que as vezes as empresas deixam os consumidores perdidos, portanto neste comparativo vamos conferir qual desses dois é a melhor opção para você.
Acabamento
O design desses aparelhos segue uma identidade visual completamente distinta. Enquanto no modelo sul-coreano temos uma disposição das câmeras em formato de semáforo vertical, a realme decidiu ousar um pouco mais e trazer um módulo exageradamente grande (ao qual eu particularmente curti) em seu realme 12 Pro+. Não tem muito como pontuarmos esse quesito uma vez que é questão de opinião pessoal, se a pessoa prefere algo mais discreto ou ousado.
O acabamento também muda, pois o Galaxy A55 possui um acabamento traseiro em vidro e um frame lateral em metal (um upgrade em relação ao Galaxy A54 que o frame era em plástico). Já o modelo chinês traz um acabamento traseiro bem diferenciado que é o Couro Vegano, acabamento esse que também foi utilizado pela empresa no modelo antecessor.
Tela
Quanto a tela também temos algumas diferenças a serem pontuadas. A primeira se diz respeito ao seu formato, pois o realme 12 Pro+ adota um painel de 6,7" curvado mais premium enquanto o Galaxy A55 traz o tradicional formato plano mais padrão com 6,6" de tamanho. Temos diferenças também na questão das bordas, visto que o Galaxy traz um queixo bem maior que o do modelo chinês.
Desempenho
O processador desses aparelhos é bem diferente. O realme 12 Pro+ traz o Snapdragon 7s Gen 2, enquanto o Galaxy A55 conta com o recém-lançado Exynos 1480. São duas soluções de marcas opostas mas que apresentam configuração de núcleos parecida. Trabalhando na configuração de "4P+4E" (4 núcleos de performance e 4 de eficiência), ambos possuem Cortex-A78 como núcleos de performance e Cortex-A55 como núcleos de eficiência. A diferença fica por conta dos clocks maiores do modelo Exynos (sendo 2.75Ghz contra 2.4Ghz nos núcleos de performance e 2Ghz contra 1.95Ghz nos núcleos de eficiência).
Câmeras
Quanto às câmeras desses aparelhos, também temos diferenças. Para equipar a câmera principal ambos estão munidos com um sensor de 50MP, porém temos diferenças nos outros sensores. Enquanto o Galaxy A55 vem equipado com um sensor ultrawide de 12MP, o modelo da realme chega com uma de apenas 8MP.
Todavia, o realme 12 Pro+ contra-ataca ao trazer um sensor periscópico de 64MP para fazer fotos com zoom sem perda de qualidade (segundo a empresa, o aparelho consegue fazer até 120x de zoom máximo sendo um máximo de 6x sem perdas, pois é o limite máximo do crop feito pelo próprio sensor). Já o rival da Samsung foi um pouco mais modesto nesse caso e decidiu adotar um sensor de 5MP para fazer fotos macro.
Bateria e carregamento
Falar de bateria desses dois carinhas é chover no molhado. Eles trazem uma capacidade de excelentes 5.000mAh de capacidade (nada mal pra aparelhos que trazem processadores econômicos). Não tivemos a oportunidade de fazer os testes nesses aparelhos ainda, porém espera-se que ambos consigam render ao menos 1 dia de uso moderado e devem passar das 7h45min do nosso teste padronizado.
Quando o assunto é carregamento aí as coisas já mudam de figura e o realme ganha uma larga vantagem em cima do Samsung. Apesar de ter perdido potência em relação ao seu antecessor (o realme 11 Pro+ tinha 100W de potência), isso não foi suficiente para que o realme 12 Pro+ tivesse um carregador de mesmo nível ou inferior ao do Galaxy A55: são 67W de potência contra um máximo de 25W no caso do Galaxy (é importante salientar que o que vem na caixa do sul-coreano possui apenas 15W).
Sistema operacional
Por serem aparelhos lançamentos, ambos contam com Android 14 de fábrica. Porém isso não quer dizer que ambos ficarão atualizados pelo mesmo tempo. Enquanto a Samsung possui uma das melhores políticas de atualizações de Android do mercado com quatro anos de updates de Android e cinco de segurança, o modelo da realme fica na lanterna com apenas dois anos de updates garantidos do Android e três de segurança.
Preços
O Galaxy A55 foi lançado com preço bem parecido com o realme 12 Pro+ aqui no Brasil, a diferença fica por conta do espaço interno que ao comparar preços equivalentes temos o dobro de capacidade no realme. A variante de 128GB do sul-coreano foi lançado pelo valor de R$3.000 (mesmo valor da variante de 256GB do realme 12 Pro+). Já a variante de 256GB do Galaxy A55 traz valor semelhante ao do modelo chinês em variante de 512GB.
Claro que por serem lançamentos esses valores ainda não passaram pelo processo de desvalorização, então muito em breve pode ser que ambos os smartphones fiquem abaixo dos R$2.500 muito em breve. Geralmente a Samsung faz promoções de seus smartphones com maior frequência e costuma baixar mais os valores, tornando seus aparelhos bons custo-benefício. Enquanto isso, a realme costuma ser mais conservadora e só baixa o valor de seus dispositivos depois de um bom tempo de lançado.
Comparativo de Ficha Técnica: Galaxy A55 vs realme 12 Pro Plus
Quais os destaques do Galaxy A55?
Tela Super AMOLED de 6,6" com taxa de atualização de 120Hz, câmera principal de 50MP, 8GB/12GB de RAM, 128GB/256GB de espaço, bateria de 5000mAh e processador Exynos 1480.
Quais os destaques do Realme 12 Pro Plus?
Display curvo AMOLED de 6,7" com taxa de atualização de 120Hz, câmera principal de 50MP, 12GB de RAM, 256GB/512GB de espaço, bateria de 5000mAh e processador Snapdragon 7s Gen 2.