A Xiaomi realizou um evento nesta semana para anunciar o POCO F7 Ultra e o POCO F7 Pro, modelos cheios de poder de fogo e completo para qualquer tipo e usuário. Mas como é a primeira vez que a empresa lança um modelo Ultra para essa linha, vamos te ajudar a entender exatamente o que muda entre eles. Ambos são smartphones potentes e cheios de tecnologia, mas têm diferenças que podem pesar para quem vai comprar.

Design e construção

POCO F7 Ultra (a esquerda) e POCO F7 Pro. Imagem: Reprodução
POCO F7 Ultra (a esquerda) e POCO F7 Pro. Imagem: Reprodução

POCO F7 Ultra: Construído com vidro na frente e atrás, além de um frame de alumínio, o que garante um toque premium e resistente. O aparelho tem 8,4 mm de espessura e pesa 212g, o que o torna um pouco mais robusto na mão.

POCO F7 Pro: A construção é praticamente a mesma, com vidro na frente e atrás e estrutura de alumínio, mas ele é ligeiramente mais fino (8,1 mm) e leve (206g), proporcionando uma pegada mais confortável para quem prefere um smartphone menos pesado.

📱 Vencedor: POCO F7 Pro

Apesar da diferença pequena, o F7 Pro pode ser mais confortável para o uso prolongado por ser mais leve e fino.

Tela

POCO F7 Ultra (a esquerda) e POCO F7 Pro. Imagem: Reprodução
POCO F7 Ultra (a esquerda) e POCO F7 Pro. Imagem: Reprodução

POCO F7 Ultra: Tela AMOLED de 6,67" com resolução 1440 x 3200 pixels, taxa de atualização de 120Hz e brilho máximo de 3200 nits. Além disso, suporta tecnologias avançadas como Dolby Vision e HDR10+, garantindo cores vibrantes e alto nível de contraste.

POCO F7 Pro: Tem exatamente a mesma tela do Ultra, o que significa que a experiência visual será a mesma nos dois dispositivos.

📲 Vencedor: Empate

Com as mesmas especificações, ambos entregam um display de altíssima qualidade.

Processador e memórias

POCO F7 Ultra: Vem equipado com o Snapdragon 8 Elite, um chipset de 3 nm com CPU Octa-core (2x4.32 GHz Oryon V2 Phoenix L + 6x3.53 GHz Oryon V2 Phoenix M). Esse processador é mais avançado, trazendo melhor eficiência energética e desempenho superior para jogos e multitarefa. A GPU Adreno 830 garante gráficos de alta qualidade. Além disso, tem opções de 12 GB e 16 GB de RAM.

POCO F7 Pro: Usa o Snapdragon 8 Gen 3 (4 nm), que apesar de ser um chip poderoso, fica um pouco atrás do 8 Elite em desempenho bruto e eficiência energética. Sua GPU Adreno 750 é competente, mas não tão avançada quanto a do Ultra. Ele vem apenas com a opção de 12 GB de RAM.

🔥 Vencedor: POCO F7 Ultra

O processador mais avançado e a opção de 16 GB de RAM fazem dele a melhor escolha para quem busca máximo desempenho.

Câmeras

POCO F7 Ultra: Possui um conjunto triplo de câmeras na traseira: um sensor principal de 50 MP com abertura f/1.6 e estabilização óptica (OIS), uma lente telefoto de 50 MP com zoom óptico de 2.5x e um sensor ultrawide de 32 MP. Para selfies, tem uma câmera frontal de 32 MP. Esse conjunto garante fotos de alta qualidade em diferentes cenários, com mais versatilidade para capturar imagens à distância ou em ângulos amplos.

Câmera do POCO F7 Ultra. Imagem: Reprodução
Câmera do POCO F7 Ultra. Imagem: Reprodução

POCO F7 Pro: Tem um conjunto mais simples, com uma câmera principal de 50 MP (também com OIS) e uma lente ultrawide de apenas 8 MP. Não há câmera telefoto, o que significa que o zoom será apenas digital. A câmera frontal também é inferior, com 20 MP.

📸 Vencedor: POCO F7 Ultra

A presença da lente telefoto e do sensor ultrawide mais potente fazem toda a diferença para quem gosta de fotografar.

Bateria

POCO F7 Ultra: Conta com uma bateria de 5300 mAh, um pouco menor que a do Pro, mas compensa com carregamento rápido de 120W e carregamento sem fio de 50W, permitindo uma recarga mais veloz e prática.

POCO F7 Pro: Tem uma bateria maior, de 6000 mAh, garantindo mais autonomia. No entanto, o carregamento rápido é de 90W e não há carregamento sem fio, o que pode ser uma limitação para alguns usuários.

🔋 Vencedor: Empate

Se você quer mais tempo longe da tomada, o F7 Pro é melhor. Se prefere carregamento rápido e sem fio, o F7 Ultra leva vantagem.

Sistema operacional e tempo de suporte

POCO F7 Ultra: Sai de fábrica com Android 15 rodando a HyperOS 2, o que garante um sistema atualizado e cheio de recursos. Além disso, a fabricante garante quatro grandes atualizações do Android e seis anos de updates de segurança.

POCO F7 Pro: Tem exatamente o mesmo sistema e suporte de atualizações.

🔃 Vencedor: Empate

Ambos vêm com o mesmo software e terão a mesma longevidade de suporte.

Outros recursos

POCO F7 Ultra: Possui Bluetooth 6.0, áudio estéreo, certificação IP68 para resistência à água e poeira e um sensor de impressão digital ultrassônico sob a tela, que é mais rápido e preciso.

POCO F7 Pro: Tem Bluetooth 5.4 (menos avançado), som estéreo e também é IP68, mas seu leitor de impressão digital é semelhante ao do Ultra.

⚙️ Vencedor: POCO F7 Ultra

Bluetooth mais moderno e um leitor biométrico mais preciso fazem dele a escolha superior.

Conclusão: qual comprar?

O Ultra é para quem quer o máximo, mas o modelo Pro também é completo e poderoso. Imagem: Reprodução
O Ultra é para quem quer o máximo, mas o modelo Pro também é completo e poderoso. Imagem: Reprodução

Faz sentido a Xiaomi ter lançado essas duas versões poderosas: o Pro para quem quer tudo e o Ultra para quem quer tudo e mais um pouco. Se você busca o melhor desempenho, câmeras mais versáteis e um carregamento mais rápido e eficiente, o POCO F7 Ultra é claramente a melhor escolha. Seu processador mais potente, opções de RAM mais altas e melhor conjunto fotográfico o tornam a opção ideal para quem quer o máximo de tecnologia disponível.

Por outro lado, se sua prioridade é ter a maior autonomia de bateria e um aparelho um pouco mais leve e fino, o POCO F7 Pro pode ser uma opção interessante. Ele entrega um ótimo custo-benefício para quem não faz questão do hardware mais poderoso, mas ainda quer um smartphone de alta qualidade.

Veja também...