Depois de 12 anos de espera, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acaba de lançar um aguardado edital de concurso público. O certame oferece 150 vagas imediatas e 750 para cadastro de reserva, todas para cargos de nível superior com salário inicial de R$ 20.900 e uma jornada de trabalho de 35 horas semanais.

Inscrições e Provas

As inscrições para o concurso começam nesta sexta-feira, 26 de julho, e vão até 19 de agosto. Para participar, os interessados devem se inscrever no site da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, e pagar uma taxa de R$ 110. Há isenção da taxa para membros de famílias de baixa renda, inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea, que devem solicitar a isenção entre 26 de julho e 2 de agosto.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 13 de outubro em todas as capitais brasileiras, oferecendo ampla oportunidade de acesso para candidatos de todo o país.

Vagas em Tecnologia da Informação (TI)

O destaque do concurso é a área de Tecnologia da Informação, que concentra o maior número de vagas. São 40 vagas imediatas distribuídas entre Análise de Sistemas (Cibersegurança, Desenvolvimento e Suporte) e Ciência de Dados, além de 200 vagas para cadastro de reserva. Essa concentração de oportunidades reflete a crescente demanda por profissionais de TI no setor público, acompanhando as tendências de transformação digital e segurança da informação.

Além de Tecnologia da Informação, outras áreas com um número significativo de vagas são Economia e Engenharia, cada uma com 25 vagas imediatas e 125 para cadastro de reserva.

Outras oportunidades

O concurso do BNDES também oferece vagas para diversas outras áreas, incluindo Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito e Psicologia Organizacional. As vagas são destinadas principalmente ao escritório do BNDES no Rio de Janeiro, mas podem variar conforme as necessidades e interesses do banco.

Para mais informações e inscrições, visite o site da Fundação Cesgranrio.