Caso você encontre um SSD ou HDD bem abaixo do preço de mercado praticado pelas lojas na internet, desconfie, pois mineradores da criptomoeda chinesa Chia estão "desovando" diversas unidades. O motivo dessa ação é devido à forte queda do valor da Chia e consequente prejuízo devido ao forte investimento em hardware.
Segundo o site VNExpress International, os mineradores de criptomoedas que decidiram investir na Chia começaram a vender seu hardware, mesmo tendo prejuízo, para migrar rapidamente para outras opções mais rentáveis. Em maio desse ano, a Chia atingiu um pico de US$1614 nos EUA, mas a partir daí começou a cair consideravelmente e atualmente está em aproximadamente US$282,19.
Quando criada, os criadores da Chia tinham a pretensão de que fosse um empreendimento muito lucrativo e ecológico ao mesmo tempo, pois o hardware utilizado consome consideravelmente menos energia comparado às outras criptomoedas no mercado. Entretanto, a aposta não ocorreu como o esperado e com essa queda brusca do valor da Chia, muitos mineradores perderam a confiança na criptomoeda e acabaram vendendo diversos SSDs e HDDs, pois trata-se da única moeda que usa esta opção como forma de mineração.
De acordo com um administrador de um grupo de Chia no Facebook (via wccftech), mais de 5000 mineradores anunciaram HDDs e SSDs usados como novos. Um dos integrantes do grupo disse:
"Estou vendendo meu hardware que comprei há três meses com prejuízo."
Boom da Chia e a escassez de SSDs e HDDs
No primeiro semestre deste ano, a Chia teve o seu "boom" e alguns mercados no mundo passaram por uma escassez de SSDs de HDDs. Isso fez com que o valor do hardware aumentasse consideravelmente e alguns mineradores acabaram comprando as peças com o preço inflacionado. Desta forma, com a criptomoeda despencando, muitos mineradores estão vendendo SSDs e HDDs com prejuízo para evitar uma perda maior ainda.
Mineração de Chia pode destruir um SSD de 512GB em apenas quarenta dias
É importante salientar que dependendo do SSD ou HDD utilizado pelo minerador, ele durará consideravelmente menos. De acordo com testes, um SSD de uso residencial com 512GB de capacidade durará em média 40 dias ao ser utilizado para mineração de Chia. Confira nossa matéria completa aqui.
Criadora da Chia diz: pare de usar SSDs de uso residencial ou pare de reclamar da morte deles
Após muitos casos de HDDs e SSDs morrerem na mão de mineradores de Chia, o criador da criptomoeda chegou a se pronunciar sobre o caso. De acordo com ele, muitos estavam reclamando da morte do hardware sem ter noção do que seria adequado para a mineração de Chia. Veja nossa matéria sobre este caso aqui.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.