O Japão e o mundo dos memes e criptomoedas lamentam a perda de Kabosu, a cadela icônica conhecida pelos memes "Doge" e por estampar a Dogecoin, uma criptomoeda inicialmente criada como uma brincadeira, mas que se tornou uma das mais valorizadas no mercado. Kabosu faleceu nesta sexta-feira, 24 de maio, aos 18 anos. Ela havia sido diagnosticada com câncer em 2022.
Kabosu morreu hoje aos 18 anos
A tutora de Kabosu, a professora Atsuko Sato, compartilhou a notícia triste em sua conta no Instagram. Kabosu sucumbiu a uma leucemia linfoide crônica, uma forma de câncer. Atsuko descreveu que sua amada cadela partiu em paz, sentindo o conforto do toque de sua tutora nos últimos momentos.
A trajetória de Kabosu para a fama na internet começou em 2010, quando Sato postou pela primeira vez uma foto dela em seu blog pessoal. A imagem, que mostra Kabosu sentada com as patas cruzadas em um sofá, rapidamente viralizou e deu início a um dos memes mais famosos da internet. A expressão única e a postura peculiar de Kabosu foram amplamente utilizadas para expressar diversas reações e piadas nas redes sociais.
Em seu blog, Atsuko Sato expressou sua gratidão aos fãs de Kabosu e escreveu um poema de despedida:
Kabo-chan
Hoje, 24 de maio, ás 7h50
Caiu em sono profundo
Ontem à noite como de costume
Comeu arroz, bebeu muita água
Da janela
Uma luz suave brilha
Fora da janela
Os pássaros cantam
Em uma bela manhã,
Ao ser acariciada por mim
Como o sono
Faleceu baixinho.
Kabo-chan para sempreA todos vocês que me amaram,
Realmente muito obrigado."