O ENEM é o exame anual que é a porta de entrada de muitos jovens para as faculdades, não só públicas como privadas também. Em 2020 a prova sem dúvidas será afetada diretamente pelas consequências que a COVID-19 trouxe ao mundo, mas a mesma não foi cancelada e as inscrições para a mesma já estão abertas.
Neste post iremos deixar todas as informações relevantes e também um passo a passo de como realizar a sua inscrição para o ENEM 2020, o link de matrícula e do cronograma de inscrições está logo abaixo, então basta abrí-lo e seguir os passos aqui descritos para ficar pronto para o maior exame anual do país.
É importante salientar que o governo liberou um vídeo em Libras para os portadores de deficiência auditiva, deixo abaixo o vídeo para ajudar a todos que necessitem.
Como se inscrever no ENEM 2020
A primeira coisa a se fazer é acessar o link que disponibilizamos acima, uma nova página se abrirá com o site da INEP lhe prontificando para acessar a Página do Participante ou a parte de Inscrição, selecione a opção Inscrição. Depois que você escolher a opção, o site irá lhe pedir uma confirmação, selecione a opção correta para poder continuar.
1 - Insira seus dados
Após selecionar a opção correta, o site irá lhe pedir o seu CPF, insira o seu CPF e pressione Enter para entrar o dado.
Após a inserção de seu CPF, também é necessário inserir a sua data de nascimento, nós colocamos ela como DD/MM/AAAA e o chat aceitou, então recomendamos que coloque neste formato também.
Após a inserção do CPF e da sua data de nascimento, caso as informações batam com o seu cadastro do governo, a opção Iniciar a Inscrição irá aparecer para você, clique nela.
Mais uma página irá se abrir para conferir se seus dados estão corretos. Verifique tudo antes de clicar em próximo pois dados incorretos podem acabar proibindo vocês de realizarem a prova.
2 - Preencha os dados pessoais
Após termos feitos todas as etapas acima, iremos agora inserir os nossos dados que serão utilizados para conferir a identidade na hora da prova, novamente é necessário ter certeza de que todos os dados estão corretos, revise antes de avançar no processo de inscrição.
O próximo campo indica o local de seu nascimento, aqui basta selecionar as opções que correspondem a sua cidade.
Aqui é necessário incluir o número do seu RG, assim como o estado onde ele foi expedido e qual foi o órgão público que expediu a sua identidade. O órgão está escrito no topo da parte frontal de sua identidade.
Depois disso será necessário inserir o CEP de onde você mora, caso não saiba pergunte aos seus pais ou procure no google "Descobrir o meu CEP", há várias ferramentas online que podem lhe auxiliar a encontrar o número correto para onde você reside. Depois do CEP o site também irá lhe pedir o número de sua casa.
A próxima etapa pergunta se você tem ou não alguma necessidade especial, e é bem importante que você selecione a opção correta. Se você tem algum tipo de deficiência que lhe impede de realizar a prova normalmente, selecione a opção "Preciso", caso não, selecione "Não preciso".
Logo depois também é lhe dada a opção de realizar o teste de língua estrangeira da prova em inglês ou espanhol, isso é bem pessoal e você deve escolher conforme o que se sentir mais confortável. Lembrando que é só a seção de língua estrangeira que estará no idioma selecionado, o resto da prova será em português.
3 - Informações adicionais
Agora será necessário fornecer algumas informações adicionais que são relacionadas a alguns aspectos de sua vida, como por exemplo se você já terminou o ensino médio. Selecione a opção correspondente.
Também é necessário escolher em qual tipo de escola você estudou, se teve algum tipo de auxílio durante o período escolar - como uma bolsa de estudos - ou coisas do tipo, novamente selecione a opção correspondente.
O próximo menu fala sobre o Encceja, que é destinado a pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Médio nas idades consideradas "normais" pelo governo, caso você não tenha participado deste exame, selecione Não.
Logo depois será necessário selecionar em qual ano que você terminou o seu ensino médio - caso tenha selecionado a opção de ter concluído - e também o tipo de ensino.
Caso você tenha feito registro no CadÚnico (Cadastro Único) para receber o auxílio de 600 reais durante a pandemia do COVID-19, será necessário informar o seu número NIS. Para conseguir este número basta fazer login no site do CadÚnico e colar no campo, caso você não tenha feito basta selecionar a opção Não tenho NIS.
4 - Realize o Questionário Socioeconômico
E a última etapa antes de finalizar a inscrição pro ENEM 2020 é realizar o questionário, ele é formado de 25 perguntas e os dados coletados no questionário são utilizados na criação de novas políticas educacionais que devem ajudar a criar uma educação de maior qualidade para nós Brasileiros.
Cronograma
O cronograma do ENEM 2020 está completo no site da INEP, agora nós estamos na parte de abertura de inscrições e pagamento da inscrição. A etapa de liberação do Edital já foi concluída e você pode acessar pelo mesmo link do cronograma, deixo abaixo para vocês.
O período de inscrições que começou hoje (dia 11 de Maio) termina dia 22 deste mesmo mês, então não se atrase e inscreva-se o quanto antes para garantir que possa fazer o teste.