Diablo IV passou por dois períodos de testes durante o mês de março, sendo eles o Acesso Antecipado e o beta aberto. Aqui no Oficina da Net, tivemos a oportunidade de participar dos dois finais de semana do jogo e conferimos um pouco do que nos espera no grande lançamento da Blizzard.
Entre polêmicas e tropeços recentes, a Blizzard tem nas mãos um material extremamente promissor. Com o que vimos aqui, fica muito fácil acreditar que Diablo IV tem grande potencial para chegar no fim do ano como GOTY Contender, ou seja, um dos concorrentes na categoria de melhor jogo de 2023.
Enquanto os erros de Diablo 3 parecem ter ficado para trás, Diablo IV surge como o retorno da franquia ao lugar que nunca deveria ter saído. Diablo pode voltar a ser referência no gênero de action RPG, e os fãs mais tradicionais certamente poderão encontrar diversão aqui.
Lilith está aqui
Extremamente trabalhada, a trama de Diablo IV parece mergulhar de cabeça em algo mais sinistro e amedrontador. Abordando a questão do fanatismo, com pessoas dominadas mentalmente pela grande ameaça, o título da Blizzard consegue oferecer horrores seja com a presença de demonios ou com a violência descontrolada causada por parte da humanidade, que caiu de joelhos.
Em um cenário cada vez mais inóspito, Lilith, a filha de Mesfito, também conhecida como a Mãe do Santuário, surge para ser a grande vilã do título. Imponente, amedrontadora e marcante, Lilith dá show em sua introdução devido a uma excelente escrita em uma cena que mostra muito sem precisar de tanto tempo.
Com Lilith, Diablo IV entrega uma vilã que deve marcar os jogadores no final da jornada, caso o alto nível de diálogos e escrita se mantenha até o final. A personagem cativa com uma imponência sombria, e seguindo o mesmo tom, o título entrega uma aventura com constante clima de tensão nas terras do Santuário.
Um RPG completo
Para fãs mais antigos do gênero, Diablo IV deverá ser um prato cheio justamente por carregar consigo grandes elementos e características de um action RPG raíz. Em sua estrutura geral ou no funcionamento de seus sistemas, o novo jogo da Blizzard é uma experiência completa no gênero. Para os jogadores que gostam de uma boa customização de skills e a possibilidade criar suas builds com liberdade, Diablo IV dá destaque para a forma como você montará seu personagem.
Embora no começo o combate possa parecer um pouco raso e talvez até mesmo monótono, isso se vai com o tempo. Basta jogar algumas horas para perceber que a evolução de seu personagem resulta em muitas outras possibilidades. Evoluir significa liberar novas habilidades e mais builds, o que faz com que o combate também evolua como um tudo, se mostrando muito mais robusto e variado.
Diablo IV é um RPG na mais pura essência da palavra, sendo assim, ter sucesso aqui depende do quanto você saberá utilizar sua classe e as habilidades que vem com ela. Diferente de RPGs com batalhas por turno, jogos como Diablo podem fazer com que novos jogadores acreditem que atacar aleatoriamente pode ser o suficiente, mas este não é o caso. O novo jogo da Blizzard exige que você compreenda de fato o que está fazendo. Não basta atacar por atacar, é preciso entender seu personagem e saber como explorar melhor o seu estilo de jogo.
A exploração também aparece com destaque
Seja pelo tom sinistro de sua trama ou pelo ótimo design sombrio, Diablo IV faz com que explorar o Santuário seja sempre mergulhado em um certo clima de melancolia e tensão. Tal fato oferece ao jogo uma face interessante que parece cooperar muito com a imersão. Além disso, a construção do mundo parece ter sido feita com os mínimos cuidados, com cada área e região mantendo o interesse do jogador na exploração.
Além das missões principais, é possível realizar missões secundárias, se deparar com eventos e realizar outras atividades que quase sempre se mostram divertidas e trazem boas recompensas. Existe uma sensação real de que a exploração vale a pena.
Pode ser GOTY Contender
Diablo IV tem grande possibilidade de ser GOTY Contender. Logicamente ainda é cedo para cravar o jogo como um concorrente ao prêmio de jogo do ano, afinal as impressões de um beta nem sempre se confirmam no jogo final, porém, o que vimos até agora é bastante promissor.
O novo jogo da Blizzard parece ser um RPG completo, com muitos acertos que servirão para diferencia-lo de outros títulos do gênero. Diablo IV pode chegar no mercado para assumir uma posição de topo.
Com a franquia passando por problemas em seus últimos lançamentos após Diablo 3 ter uma recepção fraca e Diablo Immortal (Mobile) chegar com muitas críticas por parte dos jogadores, Diablo IV aparece como um possível retorno de um dos maiores nomes da indústria. A Blizzard tem um material muito forte nas mãos, e basta ter inteligência para fazer com que o resultado final seja extremamente positivo.
Quando Diablo IV será lançado?
Diablo IV será lançado no dia 6 de junho de 2023 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC. Caso você queira saber tudo sobre o lançamento da Blizzard, incluindo mecânicas, requisitos, preço e mais, clique neste link.