Os Correios pretendem continuar sendo o parceiro preferencial das lojas virtuais brasileiras, atualmente contam com 1 milhão de encomendas entregues por dia, sendo que 70% são provenientes de e-commerce. Desta forma, são responsáveis por 40% do mercado nacional, sendo líder de entregas do comércio eletrônico.
Como o setor de e-commerce cresce a cada ano, os Correios vêm trabalhando para aprimorar os seus serviços, revendo sua linha de produtos e investindo fortemente para conseguir atender essa demanda. Para se ter noção, somente em setembro a quantidade de entregas de encomendas teve um acréscimo de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com isso, a empresa criou o Correio Log+ neste ano com o objetivo de oferecer um serviço fulfillment, em que fica responsável por todo processo, como estoque, separação, embalagem, impressão de etiqueta e envio dos produtos ofertados pelas lojas virtuais. Atualmente, o Correios Log+ está disponível no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal. Está solução foi criada com o intuito de facilitar o problema de logística para comerciantes, que com a terceirização do processo, podem focar nas vendas.
Segundo os Correios, com o serviço é possível gerenciar a sua loja virtual de qualquer lugar do mundo, além de conseguir obter uma redução com custos de logística de 47%. O Correio Log+ já conseguiu faturar R$ 1,8 milhão, o que demonstra que foi bem aceito pelos empresários do comércio eletrônico.
Nova política comercial
Além do Correio Log+ para empresários de e-commerce, em maio deste ano a companhia mudou sua política comercial, através da revisão de portfólio, alteração na precificação dos serviços e também do relacionamento com os clientes. Com isso, o serviço e-SEDEX que era um tipo de entrega mais barata e exclusiva para o comércio eletrônico limitada a apenas 200 cidades foi finalizado, o atendimento desta demanda agora foi direcionada para o SEDEX e PAC, agora, disponível para todo o Brasil.
De acordo com os Correios, a nova politica comercial adotada tem o intuito de organizar as entregas conforme as demandas do mercado nacional, em comparação com os envios feitos anteriormente com o e-SEDEX aproximadamente em 32% houve redução real do preço. Logo após a sua implementação, cinco meses depois, o volume de encomendas da companhia aumentou em 16,4%.
Uma nota dos Correios informou que está nova política comercial lançada neste ano foi um sucesso, uma decisão acertada e focada no comércio eletrônico, ressaltando que manteve a sua liderança de mercado no e-commerce, mas que ampliou o volume e faturamento de encomendas.
Além disso, os Correios distribuíram 58 mil dispositivos eletrônicos para os carteiros de todo o Brasil para que eles possam confirmar as entregas em tempo real. Desta forma, o dispositivo informa o horário em que foi entregue, para quem e tira uma foto da etiqueta com a assinatura de quem recebeu a entrega. Com isso, o cliente consegue visualizar exatamente quem recebeu o seu produto, assim como a confirmação de que foi entregue.
Maior capacidade de processamento
Para atender a crescente demanda do comércio eletrônico, os Correios vêm investindo desde o ano passado para triplicar a capacidade de processamento das encomendas. As encomendas são processadas da seguinte maneira: assim que um lojista envia uma encomenda através de uma unidade dos Correios mais próxima do seu estabelecimento, o produto é então enviado para um centro de distribuição em que é remetido a uma unidade de distribuição mais próxima do destinatário para ser entregue. Pensando nisso, a empresa está investindo 137 milhões de dólares na implantação de 10 novos sistemas automatizados de triagem até 2020.
No total serão 19 sistemas de triagem automatizada de encomendas
Como exemplo, o Centro de Tratamento de Encomendas Cajamar em São Paulo recebeu duas novas máquinas, o principal hub logístico dos Correios é responsável também por cargas áreas, conta com 70 mil metros quadrados. No entanto, em torno de mais 10 centros de tratamentos dos correios devem receber nos próximos meses novas máquinas de triagem.
Com o investimento, serão 19 sistemas de triagem automatizada de encomendas instalados nas principais cidades do país, ou seja, uma capacidade de processamento total em torno de 220 mil encomendas por hora.
Segundo o Departamento de Encomendas e E-commerce dos Correios, esta medida atende a uma demanda do mercado e dos próprios consumidores e vai permitir um melhor controle dos prazos e das encomendas.
Black Friday e Natal
A rotina dos Correios é alterada de forma significativa neste período da Black Friday e das festas de final de ano. Como neste período as encomendas aumentam muito, a companhia já começa a se preparar em julho com a contratação de mão de obra extra, com novas linhas de transporte, assim como reforço nas ações de gerenciamento de risco de carga.
Os Correios estimam um aumento de demanda do comércio eletrônico em torno de 35% para este período da Black Friday e Natal. Para conseguir atender essa demanda, o número de empregados dos Correios, além dos 108 mil concursados em todo o Brasil, passa a contar com mais 1.700 funcionários temporários. A frota de veículos também aumenta, são 20 mil veículos, além de contratos de novas linhas rodoviárias para acelerar as entregas.
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