A Toyota finalmente revelou os primeiros detalhes sobre o seu plano de não ficar para trás na briga pela "eletrificação" da frota. A montadora, que até agora tinha focado, principalmente, em veículos híbridos e veículos movidos a hidrogênio (apesar de ter feito um grande sucesso com a exceção, o Prius), vai se concentrar agora em veículos exclusivamente elétricos no futuro.
O anúncio veio em um clima de pressão já que a Toyota sofre há algum tempo com críticas por estar atrasada em relação a carros movidos a energia limpa se comparada com suas principais rivais.
O plano é oferecer, no mínimo, 10 novos veículos movidos por uma bateria elétrica a partir de 2020 e alcançar o objetivo maior de possuir uma versão híbrida ou totalmente elétrica para cada carro de sua frota até 2025.
O anúncio foi feito em uma conferência de imprensa em Tóquio há alguns minutos e corrobora os anúncios anteriores da empresa onde eles já demonstravam a vontade de suprir uma possível demanda do mercado Chinês em veículos elétricos. Mas claro que a produção não será exclusivo a esse mercado. Além disto eles planejam vender no Japão, Índia, Europa e os EUA.
Para dar este grande passo em tão pouco tempo a Toyota irá contar com a ajuda da Panasonic tanto para o fornecimento de baterias já existentes como para o desenvolvimento de novos modelos. A montadora japonesa disse na ocasião que vai investir cerca de US$ 13.3 bilhões até 2030 para impulsionar o desenvolvimento e pesquisa nos laboratórios da parceira.
E com isso a Panasonic demonstra mais uma vez que está encabeçando a revolução das baterias, já que em 2016, ela inaugurou a Gigafabrica, um megaprojeto em parceria com Elon Musk e a montadora Tesla, que consiste na maior construção em espaço físico já feito pelo homem. Quando operando em capacidade total, com mais de 6.500 funcionários, a fábrica poderá produzir baterias com o custo reduzido em até 30%, derrubando assim o preço dos carros elétricos.
Os planos da Toyota também envolvem chegar a um ponto em que cerca de metade de suas vendas anuais de veículos sejam contabilizadas por carros que não utilizem energia fóssil, ou seja, somente os híbridos e os exclusivamente elétricos. Em números eles colocam como objetivo 5,5 milhões de veículos vendidos anualmente até 2030.
Em 2015, a Toyota já havia estabelecido uma série de objetivos ambientais em seu plano chamado Environmental Challenge 2050, que incluia, por exemplo, a redução das emissões de dióxido de carbono nos veículos, em 2050, em 90% se comparado aos níveis medidos em 2010. Além disso, no Salão do Automóvel de Tóquio em outubro, o diretor de tecnologia da segurança da marca já havia dito que a empresa irá tentar acabar com a produção de veículos movidos à combustão até 2040 já que estes não se alinham mais com os objetivos do Desafio 2050.
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