O podcast se tornou popular há alguns anos no Brasil, sendo uma das principais formas de entretenimendo em áudio mais consumidas atualmente. Seja para estudar, descobrir novos assuntos ou apenas passar o tempo, sempre terá um tema disponível para você através do YouTube, Spotify ou Deezer, por exemplo. Por trazer um tópico específico o conteúdo consegue atrair a atenção do ouvinte, que tem a opção de ouvir on-line ou baixar para ouvir depois.
Segundo informações disponibilizadas pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), cerca de 40% da população brasileira acompanha algum tipo de podcast, essa porcentagem equivale a aproximadamente 50 milhões de pessoas. Uma das principais vantagens desse conteúdo é sua praticidade, sendo possível ouvi-lo no transporte público, academia ou durante a realização de atividades domésticas.
Onde encontro podcasts?
Os principais serviços de streaming de músicas (Deezer, Spotify e YouTube Music) disponibilizam para seus usuários uma área exclusiva destinada ao produtores de podcasts. São vários temas que estão à disposição, como humor, ciência, religião e dentre outros.
Para quem não quer contratar um serviço é possível utilizar o Google Podcasts, plataforma que permite escutar gratuitamente os seus canais favoritos.
- Spotify;
- Deezer;
- YouTube Music;
- Google Podcasts.
Podcast dá dinheiro?
Sim! Assim como os vídeos que são publicados no YouTube ou matérias que são postadas em sites, os podcasts também recebem monetização e geram receita para seus produtores. O Spotify ADS, por exemplo, é uma ferramenta de marketing da plataforma que disponibiliza suporte total para quem publica seu conteúdo no serviço de streaming. O recurso fornece relatórios sobre o rendimento dos anúncios e estatísticas gerais do público.
Outra forma de lucrar com esse tipo de entretenimento é através dos patrocinadores, que pagam para que sua marca ou empresa seja mencionada durante o programa.
Leia também:
O que é preciso para criar um podcast?
São vários os itens necessários para que um programa vá ao ar, como edição do arquivo bruto, softwares de captura de áudio, equipamentos, equipe e o tema. Ou seja, dá trabalho!
Tema
Primeiramente é preciso definir o assunto que será abordado no podcast, para isso reúna todos os participantes e identifique qual a especialização de cada um, que pode ser tecnologia, jogos, humor e dentre outros. Esse é o primeiro passo para começar a produzir conteúdo de áudio digital para seus ouvintes.
Áudio
É preciso dispor de alguns equipamentos, como um microfone, computador e softwares para realizar a edição do áudio. Inicialmente não é preciso gastar tanto em um equipamento mais caro, porém, recomendamos que você escolha um microfone no estilo condensador e que tenha uma boa qualidade de captação sonora.
Quanto a edição, vários programas permitem que o usuário corrija falhas, realize cortes e insira efeitos de voz no arquivo gravado. Principais:
- Audacity;
- Adobe Audition;
- CutMP3;
- MP3 Skype Recorder;
- Etc.
Publicação do conteúdo
Por fim, basta selecionar em quais plataformas o seu programa será disponibilizado, para isso é preciso acessar o site da empresa e buscar pela opção que permite enviar uma solicitação para análise.