A TV Cultura, rede de televisão pública brasileira, anunciou hoje (22) que será a primeira emissora da América Latina a utilizar a tecnologia de áudio Dolby Atmos na TV aberta. A estreia da novidade começa nesta quinta-feira (23).
A estreia do Dolby Atmos no canal TV Cultura será com o especial de fim de ano Auto do Brasil, baseado na obra de Aldir Blanc, às 22h. Além disso, o programa será transmitido em HDR, permitindo a visualização de cores mais vibrantes e realistas. Claro que isso só será possível se o espectador possuir uma TV ou equipamento de áudio compatível com HDR e/ou Dolby Atmos, pois é necessário haver suporte a cada tecnologia citada.
O player abaixo leva para a estreia o especial de fim ano Auto do Brasil, programa que vai estrear a tecnologia Dolby Atmos na telinha da TV Cultura:
O que é necessário para ter acesso à conteúdos com Dolby Atmos?
Para que você consiga ouvir o programa da TV Cultura com o Dolby Atmos, é necessário possuir uma TV, soundbar ou home theater com suporte à tecnologia de som surround desenvolvida pela Dolby Laboratories. O Dolby Atmos faz com que os sistemas de som multicanal tenham canais de altura, fazendo com que os sons produzidos sejam interpretados como objetos tridimensionais.
A primeira aparição do Dolby Atmos foi nos cinemas, porém a sua popularização fez com que a tecnologia fosse adaptada para o uso doméstico. Assim foram lançados diversos produtos sobre a marca Atmos como, por exemplo, alto-falantes para embutir no teto e na vertical (para refletir o som nas paredes).
Sobre a TV Cultura
Fundada em setembro de 1960, a TV Cultura é uma rede de televisão pública brasileira fundada na cidade de São Paulo. No dia 30 de janeiro de 2015 foi anunciado pelo instituto de pesquisa britânico Populus que a TV Cultura havia se tornado o segundo canal de maior qualidade do mundo, atrás apenas da BBC One.