Barbie é o assunto do momento. O filme, dirigido por Greta Gerwig, é simplesmente o segundo maior lançamento de 2023 até agora. Tanto sucesso a sua diretora que, apesar se genialidade e talento, se inspirou em outras produções do cinema. "Os Guarda-Chuvas do Amor", "O Show de Truman" e "O Mágico de Oz" são alguns exemplos. Veja a lista abaixo e acesse os links para poder assistir cada filme.
Os Guarda-Chuvas do Amor (1964)
O filme "Os Guarda-Chuvas do Amor", dirigido pelo francês Jacques Demy, foi uma certa fonte de inspiração para o filme da Barbie. A maior influência fica no aspecto visual. O musical, protagonizado por Catherine Deneuve, conta a história de jovens amantes separados pela guerra e se destaca por sua paleta de cores vibrantes e um design visual marcante.
👉 Assista no MUBI | Os Guarda-Chuvas do Amor
Grease: Nos Tempos da Brilhantina (1978)
Se você assistiu o icônico filme musical "Grease: Nos Tempos da Brilhantina", com certeza vai perceber uma certa similaridade em uma cena específica do filme Barbie. Não tem muito o que dizer, especialmente se você não assistiu ao filme da Barbie e não quer spoilers. Mas quando assistir, vai saber do que estou falando.
👉 Assista no Paramount+| Grease: Nos Tempos da Brilhantina
O Show de Truman: O Show da Vida (1998)
"O Show de Truman: O Show da Vida" é um clássico filme protagonizado por Jim Carrey e que também serviu de inspiração ao enredo da Barbie. Ambos os filmes compartilham uma narrrativa em que protagonista sai em busca da verdade por trás do mundo que as cerca, com o desejo de escapar de uma realidade que foi construída ao seu redor.
👉 Assista no Apple TV+| O Show de Truman: O Show da Vida
O Mágico de Oz (1939)
O clássico "O Mágico de Oz" também serviu como base para o filme Barbie, como a sala de cinema em Barbieland e a estrada de tijolos cor-de-rosa. Enquanto "O Mágico de Oz" apresenta uma fantasia onde uma garota abandona o mundo real para adentrar um reino fantástico, o enredo da Barbie segue uma trajetória semelhante, porém inversa.
👉 Assista no HBO Max| O Mágico de Oz
Cantando na Chuva (1952)
Por fim, a lista contempla mais um clássico do cinema: "Cantando na Chuva", que a diretora Greta Gerwig já disse ser o seu filme preferido. È possívle perceber que Barbie carrega alguns elementos dessa clássica trama musical dos anos 50. As cores e a atmosfera visual do filme da Barbie, criam uma ligação emocional entre as duas obras.
👉 Assista no HBO Max| Cantando na Chuva