A Pixar é conhecida por criar filmes icônicos que transcendem gerações e ensinam lições profundas a cada assistida. Ela revolucionou o mundo da animação ao ser a primeira na animação 3D, criando filmes inovadores como Toy Story, Monstros S/A., Procurando Nemo, WALL-E, Ratatouille, Os Incríveis, entre outros. Essas produções conquistaram não só o público com os prêmios no Oscar, como você vai ver nesse artigo.
1. Toy Story (1995)
A história se passa num mundo onde os brinquedos têm vida e fingem ser inanimados quando os humanos estão por perto, com o enredo centrando-se na relação entre Woody (voz de Tom Hanks), um velho boneco caubói a corda, e Buzz Lightyear (voz de Tim Allen), um moderno brinquedo de temática espacial.
Esse foi o filme que inaugurou a era da animação 3D e estabeleceu a Pixar como líder do setor. Eles ganhou duas premiações, sendo uma de Melhor Roteiro Original e outra de Melhor Trilha Sonora: Comédia ou Musical. Além disso, o diretor John Lasseter foi honrado com o Special Achievement Award pela "inspirada aplicação de técnicas que tornaram possível o primeiro longa-metragem animado por computador".
2. Monstros S.A. (2001)
Localizada em uma dimensão paralela, a fábrica constrói portais que levam os monstros para os quartos das crianças, onde eles poderão lhes dar sustos e gerar a fonte de energia necessária para a sobrevivência da fábrica. Entre todos os monstros que lá trabalham, o mais assustador é James P.
Este icônico filme conquistou um Oscar na categoria de Melhor Canção Original com a música "If I Didn't Have You".
3. Procurando Nemo (2003)
Nemo é um pequeno peixe-palhaço que, repentinamente, é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em sua busca, tendo como parceria a ingênua Dory.
Marcando a primeira vitória da Pixar na categoria de Melhor Filme de Animação, Procurando Nemo também recebeu indicações em outras categorias, como roteiro original, trilha sonora e edição de som.
4. Os Incríveis (2004)
Depois do governo banir o uso de superpoderes, o maior herói do planeta, o Sr. Incrível, vive de forma pacata com sua família. Apesar de estar feliz com a vida doméstica, o Sr. Incrível ainda sente falta dos tempos em que viveu como super-herói, e sua grande chance de entrar em ação novamente surge quando um velho inimigo volta a atacar. Só que agora ele precisa contar com a ajuda de toda a família para vencer o vilão.
Os Incríveis brilhou ao conquistar dois Oscars, nas categorias de Melhor Longa-Metragem de Animação e Melhor Realização em Edição de Som, além de ser indicado em mais duas categorias.
5. Ratatouille (2007)
Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se acha dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.
Este encantador filme não só quebrou a sequência de vitórias, mas também rendeu à Pixar seu terceiro Oscar de Melhor Filme de Animação do Ano, além de outras quatro indicações.
6. WALL-E (2008)
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. WALL-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, WALL-E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.
A história do adorável robô WALL-E foi agraciada com o Oscar de Melhor Longa-Metragem de Animação, consolidando-se como uma obra-prima da animação moderna.
7. Up (2009)
Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado. Para evitar que isto aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo. Carl quer viajar para uma floresta na América do Sul, onde ele e Ellie sempre desejaram morar, mas descobre que um problema embarcou junto: Russell, um menino de 8 anos.
Up, além de ganhar o Oscar de Melhor Longa-Metragem de Animação, foi indicado à categoria de Melhor Filme, tornando-se o primeiro filme de animação a conquistar tal feito desde A Bela e a Fera.
8. Toy Story 3 (2010)
Com seu amado Andy se preparando para ir para a universidade, Woody, Buzz Lightyear e o restante dos brinquedos enfrentam o seu maior medo: serem esquecidos quando são colocados no sótão. Mas, por engano, acabam no meio-fio. Woody, o único escolhido para acompanhar Andy, percebe o erro e salva a gangue, mas os brinquedos acabam em uma creche. Lá, todos percebem que existe um lugar com brincadeiras infinitas, mas os pequenos são incontroláveis e Woody e sua turma decidem planejar uma grande fuga.
Este capítulo emocionante da saga Toy Story recebeu dois Oscars, um pela Melhor Longa-Metragem de Animação do Ano e outro pela Melhor Canção Original, "We Belong Together".
9. Valente (2012)
A princesa Merida deve seguir os costumes do seu reino e tomar-se rainha ao lado do cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha. Porém, a jovem está determinada a trilhar seu próprio caminho e desafia a tradição ancestral.
Brave, único filme da Pixar com uma princesa da Disney, conquistou o Oscar de Melhor Filme de Animação do Ano, trazendo para casa uma estatueta especial, pois marcou a primeira vez que uma mulher ganhou tal prêmio.
10. Divertida Mente (2015)
Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.
Após uma breve pausa nas vitórias, Divertida Mente trouxe de volta o prestígio, vencendo o Oscar de Melhor Animação e recebendo uma indicação ao Melhor Roteiro Original.
11. Coco (2017)
Apesar da proibição da música por gerações de sua família, o jovem Miguel sonha em se tornar um músico talentoso como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Desesperado para provar seu talento, Miguel se encontra na deslumbrante e colorida Terra dos Mortos. Depois de conhecer um charmoso malandro chamado Héctor, os dois novos amigos embarcam em uma jornada extraordinária para desvendar a verdadeira história por trás da história da família de Miguel.
Coco, que apresentou um elenco latino-americano e foi o primeiro musical da Pixar, conquistou dois Oscars, um pela Melhor Animação e outro pela Melhor Música Original ("Remember Me").
12. Toy Story 4 (2019)
Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma embarcam em uma viagem com Bonnie e um novo brinquedo chamado Forky. A aventura logo se transforma em uma reunião inesperada quando o ligeiro desvio que Woody faz o leva ao seu amigo há muito perdido, Bo Peep.
A saga Toy Story continuou sua trajetória vitoriosa, com Toy Story 4 ganhando o Oscar de Melhor Animação do Ano e Melhor Música Original ("I Can't Let You Throw Yourself Away").
13. Soul (2020)
Joe é um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, cuja vida não foi como ele esperava. Quando ele viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele descobre o verdadeiro sentido da vida.
Soul fez história ao apresentar o primeiro protagonista negro em um filme da Pixar, levando para casa o Oscar de Melhor Animação do Ano e Melhor Trilha Sonora Original.