O Facebook, conforme já noticiamos diversas vezes, tem sido alvo de vários órgãos reguladores na Europa em razão dos bilhões de dólares que acumula com publicidade direcionada.
Nesta semana, mais um país da Europa optou por multar a empresa por desrespeito da privacidade dos usuários. Um órgão regulador de mídia na Espanha condenou o Facebook a pagar 1,2 milhão de euros, o equivalente a R$ 4,5 milhões em conversão direta. De acordo com a autoridade de Proteção aos Dados da Espanha (APD), a rede social utiliza "termos genéricos e pouco claros" para explicar o que faz com as informações que acaba coletando dos usuários.
A APD diz ainda na decisão que o Facebook não faz o suficiente para garantir que os usuários autorizem a coleta e ainda o uso de dados pela companhia. Através de uma nota enviada ao site The Next Wen, um porta-voz do Facebook disse que eles discordam da opinião dos espanhóis e que irão recorrer da decisão.
"Usuários escolhem quais informações eles querem adicionar aos seus perfis e compartilhar com outras pessoas", disse a empresa. "Entretanto, nós não usamos essas informações [do perfil] para direcionar publicidade às pessoas", conclui o Facebook, que afirma ainda que "respeitosamente discorda" da decisão da APD.
Vale mencionar que em junho do ano passado, o Facebook recorreu de uma decisão da Bélgica em um processo semelhante. A rede social venceu o processo, alegando que o seu data center estava situado na Irlanda, sendo que a decisão do que a empresa faz com os dados dos usuários deve respeito somente às leis irlandesas.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.