Você pode até nao concordar (ainda), mas as informações que você disponibiliza gratuitamente e aos montes nas redes sociais são a coisa mais valiosa que você está colocando fora, hoje. Embora não seja palpável, seus costumes, hábitos, gostos e preferências valem dinheiro, muito dinheiro. E o Facebook sabe disso.
Preucupados que as pessoa estão compartilhando mais vídeos, artigos e fotos, a empresa lançou, hoje, uma nova forma de fazer com que seus usuários falem mais sobre si mesmos. O novo recurso, disponível para web e celular, foi chamado "Did You Know" e faz perguntas aleatórias para provocar respostas valiosas que você, talvez, nunca disesse a em um contexto "normal".
A ideia é aumentar as informações sobre os usuários em um nível até então nunca imaginado. Com isso as publicidades poderão ser mais certeiras, mais valiosas e o pack de dados sobre os usuários custar ainda mais.
O novo truque funcionará de forma bem simples: Sempre que você desejar postar um status, junto das opções GIF, enquete, sentimento/atividade, check-in, etc. terá a opção "Responder pergunta". Clicando nela você poderá responder algumas perguntas divertidas (bobas às vezes) como quem é seu super-herói favorito, seu esporte favorito, talento oculto, a primeira coisa que você faria ao ganhar na loteria, que dia da semana você preferiria ser e qual é o seu trabalho dos sonhos.
Como informa o TechCrunch, o recurso parece ser um desdobramento do aplicativo "tbh" (To Be Honest, versão americana dos nossos questionáros) que eles compraram em outubro quando o mesmo ocupava o posto de aplicativo mais baixado nos Estados Unidos. Sua função até então era fazer e responder questões dos amigos.
Ao contrário do que acontecia com o app, na versão Facebook você poderá navegar entre as perguntas até encontrar alguma que deseja responder, e quando fizer, poderá publicá-la como uma atualização de status toda colorida e bonitinha em seu mural para mostrar aos amigos. Claro que você ainda pode configurar a privacidade para "Somente eu". Para o Facebook tanto faz, afinal eles já terão o que desejam: suas informações.
O serviço foi lançado hoje para os americanos e, por enquanto, não há previsão para demais países.