Na segunda-feira (11), o Facebook revelou uma parceria com a ONG Recode em um projeto chamado "Cineastas 360". Através do projeto, a empresa irá distribuir câmeras de 360 graus para escolas públicas do Brasil.
A companhia de Mark Zuckerberg irá selecionar dez escolas beneficiadas, ou seja, duas em cada região do Brasil, uma por semestre. Cada escola irá receber três kits que incluem um Gear VR (visor de realidade virtual da Samsung), uma câmera de 360 graus, um tripé e um ainda um smartphone da Samsung para utilizar juntamente com o Gear VR.
A Recode irá atuar proporcionando capacitação aos estudantes que participarem do projeto, ensinando-os a usar os equipamentos e também a produzir os vídeos. Os alunos terão a função de "produzir filmes que retratem questões relevantes de suas comunidades", disse o Facebook através do anúncio oficial.
O projeto em questão foi revelado durante a inauguração da Estação Hack, uma escola de tecnologia que a empresa irá manter em São Paulo a partir desta semana. O melhor filme produzido por cada escola será levado a um grupo de jurados na Estação Hack.
Os filmes vencedores, no final de cada semestre serão compartilhados através da página oficial do Facebook na rede social. Vale mencionar, que os equipamentos fornecidos pelo Facebook continuarão com as escolas ao final do projeto.