As notícias falsas que insistem em circular nas redes sociais podem causar graves prejuízos. Em razão disso, as empresas investem cada vez mais em estratégias para resolver a situação. Exemplo disso, o Facebook, que em dezembro do ano passado estreou sua nova medida para liquidar com as notícias que não traziam conteúdos verdadeiros, tudo isso através de um selo informativo. No entanto, nesta semana a empresa admitiu que o seu método não teve o efeito esperado.
Através de um texto publicado na plataforma Medium, Jeff Smith, designer de produto do Facebook, revelou a nova estratégia da empresa. Agora, a rede social irá exibir análises de agências de checagem juntamente com os artigos relacionados mostrados abaixo dos links considerados suspeitos.
Smith diz que a ideia original de inserir uma bandeira vermelha ao lado do post indicando que aquele post poderia ser falso pode ter surtido efeito contrário em alguns momentos. "Algumas pesquisas sugeriram que uma linguagem ou visualização forte, como uma bandeira vermelha gritante, podem dar mais força às crenças de uma pessoa", disse.
Para completar, as bandeiras vermelhas apareciam somente quando o conteúdo estava sendo analisado por duas ou mais agências de checagem parceiras do Facebook. Assim sendo, o alcance de etiquetas era reduzido drasticamente, já que não existem muitas agências de checagem no mundo e nem sempre eles poderiam se dedicar às mesmas notícias.
Através dos testes feitos com o novo método, segundo Smith, foi possível perceber que o número de cliques no conteúdo considerado falso não teve uma diminuição drástica, o que realmente mudou foi i número de compartilhamentos.
A novidade começará a surgir a partir desta semana.
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